Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Kim Jong Un não passou por cirurgia, diz Coreia do Sul em dia de conflito

    Os países trocaram tiros em zona fronteiriça neste domingo (3)

    Reuters

    O líder norte-coreano, Kim Jong Un, não passou por uma cirurgia durante as quase três semanas de ausência da vida pública, disse uma autoridade sul-coreana neste domingo (3), enquanto as duas Coreias trocaram tiros na Zona Desmilitarizada (DMZ) que separa os dois lados.

    A autoridade não quis informar os motivos, mas disse que reportagens especulativas de que Kim havia passado por uma cirurgia, citando algumas diferenças no movimento de suas pernas, não eram verídicas.

    “Nossa avaliação é que de (Kim) não foi operado”, disse a autoridade, que não quis ser identificada, aos repórteres. Questionada se as reportagens de que Kim teria passado por um tratamento médico simples também eram inverídicas, a autoridade simplesmente disse: “sim”.

    As Coreias do Sul e do Norte trocaram tiros em um posto de guarda rural, elevando as tensões um dia após a mídia estatal norte-coreana ter mostrado Kim visitando uma fábrica, o primeiro relato de uma aparição pública desde 11 de abril.

    Leia também:
    Coreia do Norte e do Sul trocam tiros na fronteira
    Em meio a especulações, Coreia do Sul diz que Kim Jong-un está ‘vivo e bem’

    Vários tiros foram ouvidos na Coreia do Norte em direção a um posto de guarda na Coreia do Sul, disse a Junta de Chefes de Gabinete do Sul em comunicado conjunto.

    A Coreia do Sul respondeu disparando dois tiros em direção à Coreia do Norte, disse a Junta. Nenhuma morte foi informada.

    Após semanas de intensa especulação sobre a saúde e o paradeiro de Kim, que incluíram informações de que ele teria passado por uma cirurgia cardiovascular, a imprensa oficial da Coreia do Norte publicou imagens e uma reportagem no sábado dizendo que Kim participou da inauguração de uma fábrica de fertilizantes.

    Kim estava sorrindo nas fotografias e falando com auxiliares na cerimônia de inauguração e visitação à fábrica. Na filmagem da TV estatal, os movimento da perna de Kim pareciam enrijecidos e irregulares.

    A autenticidade das fotos, publicadas no site do jornal oficial Rodong Sinmun, não pode ser confirmada. 

    Tópicos