Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Kharkiv sofre bombardeios pesados, mas ucranianos dizem que avançaram sobre russos

    Ao menos 20 pessoas ficaram feridas e cinco pessoas foram mortas, segundo autoridades da cidade

    Autoridades de Kharkiv acusam russos de bombardear áreas residenciais (Photo by Chris McGrath/Getty Images)
    Autoridades de Kharkiv acusam russos de bombardear áreas residenciais (Photo by Chris McGrath/Getty Images) Getty Images

    Tim ListerKostan Nechyporenkoda CNN

    A cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, sofreu mais um dia de bombardeios pesados neste domingo (17), segundo autoridades regionais. Oleg Synegubov, chefe da administração regional de Kharkiv, relatou o que ocorreu na localidade no Telegram.

    “Hoje, em plena luz do dia, houve bombardeios da parte central da cidade, da área residencial de Saltivka de MLRS [sistemas de foguetes múltiplos] e artilharia. Infelizmente. Ao menos 20 pessoas ficaram feridas e cinco pessoas foram mortas. Prédios de apartamentos e outras infraestruturas civis foram danificadas.”

    Ihor Terekhov, prefeito da cidade, disse que áreas residenciais foram atacadas pela manhã e mísseis foram disparados contra o centro da cidade à tarde. Ele disse que dezenas de prédios foram danificados, e as vítimas incluem mortos e feridos.

    Terekhov disse que os russos não desistiram de atacar a cidade. “[São] tentativas de destruir a população civil de Kharkiv, semear pânico na cidade e quebrar nosso espírito. Ainda assim, a vontade de Kharkiv, a vontade de nós ucranianos, não pode ser prejudicada pelo inimigo. Hoje, fiquei convencido disso quando vi como um médico cobriu uma mulher ferida durante o bombardeio.”

    Escrevendo em seu canal Telegram, Terekhov disse que as forças russas continuam a bombardear “furiosamente” a cidade.

    Os Serviços de Emergência do Estado disseram na tarde de domingo que 18 endereços em Kharkiv foram atingidos como resultado de bombardeios inimigos na parte central da cidade. Apartamentos no quarto e quinto andares foram incendiados em um prédio de cinco andares, informaram os serviços.

    Ele disse que 160 bombeiros e 33 unidades de equipamentos estavam envolvidos na extinção dos incêndios.

    Synegubov afirmou que, apesar dos ataques, as forças ucranianas estão empurrando os russos de volta para o leste da cidade. Ele alegou que várias aldeias foram libertadas cerca de 40 quilômetros a sudeste de Kharkiv.

    Se for verdade e se os ganhos ucranianos a leste de Kharkiv forem mantidos, os esforços russos para reabastecer as forças reunidas no leste da Ucrânia para uma ofensiva em Donbas podem ser prejudicados. Na semana passada, as forças especiais ucranianas destruíram uma ponte em uma rota de reabastecimento ao sul de Kharkiv.

    Mariupol

    Forças russas anunciaram que Mariupol será “fechada para entrada/saída de todos a partir de segunda-feira, mas também haverá uma proibição de circular pelos distritos por uma semana”, informaram assessores da prefeitura da cidade.

    Os homens na cidade estarão sujeitos a “filtragem” – realocados para triagem pelas forças russas.

    “Centenas de cidadãos têm que fazer fila para conseguir um passe, sem o qual será impossível não só circular entre os bairros da cidade, mas também sair às ruas a partir da próxima semana”, disse.