Keir Starmer em discurso: Reino Unido votou pela mudança
Primeiro-ministro disse que país terá uma "missão de renovação nacional"
Em seu primeiro pronunciamento como primeiro-ministro do Reino Unido nesta sexta-feira (5), Keir Starmer afirmou que o país “votou pela mudança” e convidou os britânicos a se juntarem ao seu governo em uma “missão de renovação nacional”.
Compromisso de reconstrução
O novo líder disse ter acabado de voltar do Palácio de Buckingham, onde aceitou o convite do rei Charles III para formar o próximo governo. Starmer agradeceu ao ex-premier Rishi Sunak, reconhecendo os “enormes feitos” de seu antecessor, mas ressaltou que os eleitores optaram por uma mudança.
O líder trabalhista finalizou seu discurso afirmando que está comprometido em reconstruir o Reino Unido “com paciência”. Ele buscará costurar as divisões no país e restaurar a confiança pública nas instituições.
Starmer enfrentará desafios imediatos, como a crise do custo de vida e as tensões com a União Europeia sobre o status da Irlanda do Norte no pós-Brexit. Analistas apontam que sua capacidade de unir os britânicos em torno de uma visão renovada será crucial nos próximos anos.
O novo primeiro-ministro deverá anunciar a composição de seu gabinete nos próximos dias, sinalizando as prioridades iniciais de seu governo.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais