Kate Middleton tem “bom progresso” contra câncer e anuncia primeira aparição pública
Princesa destacou que tratamento deve continuar "por mais alguns meses" e agradeceu apoio
Kate Middleton disse nesta sexta-feira (14) que está fazendo “bom progresso” em sua recuperação de um câncer e que fará sua primeira aparição pública em meses na celebração oficial do aniversário do rei Charles III neste sábado (15).
Ela disse que teve “dias bons e dias ruins” enquanto passava pela quimioterapia e que espera que seu tratamento continue “por mais alguns meses”. Kate revelou em março que foi diagnosticada com um tipo não especificado de câncer.
Ainda assim, deve aparecer na sacada do Palácio de Buckingham com a família real no Trooping the Colour, com o desfile de aniversário do rei Charles III. O Palácio de Kensington divulgou uma nova foto da Princesa tirada no início desta semana em Windsor.
“Estou fazendo um bom progresso, mas como qualquer um que esteja passando por quimioterapia sabe, há dias bons e dias ruins”, relatou a princesa.
“Nesses dias ruins, você se sente fraco, cansado e tem que se render ao seu corpo descansando. Mas nos dias bons, quando você se sente mais forte, você quer aproveitar ao máximo o bem-estar”, adicionou.
“Meu tratamento está em andamento e continuará por mais alguns meses. Nos dias em que me sinto bem o suficiente, é uma alegria me envolver com a vida escolar, dedicar meu tempo pessoal às coisas que me dão energia e positividade, além de começar a trabalhar um pouco em casa”, concluiu a princesa.
Ela afirmou que espera participar de mais alguns compromissos durante o verão do Reino Unido, mas reconheceu que “ainda não está fora de perigo”.
Kate estará em uma carruagem durante o Trooping the Colour no sábado, acompanhada por seus filhos. Ela assistirá ao resto do desfile com sua família por perto e deve se juntar a outros membros da realeza na sacada.
Momento importante na recuperação de Kate
O anúncio representa um momento significativo na recuperação da princesa, marcando sua primeira aparição pública desde o dia de Natal — semanas antes de seu diagnóstico de câncer.
Ao mesmo tempo, não representa um retorno aos deveres públicos. Além disso, durante sua recuperação, todas as aparições serão acompanhadas de orientação médica e estarão sujeitas a alterações, se necessário.
“Fiquei impressionada com todas as mensagens gentis de apoio e incentivo nos últimos meses. Realmente fez uma grande diferença para William e para mim e nos ajudou a superar alguns dos momentos mais difíceis”, escreveu Kate.
“Estou aprendendo a ser paciente, especialmente com a incerteza. Vivendo cada dia como ele vem, ouvindo meu corpo e me permitindo tirar esse tempo tão necessário para me curar”, acrescentou.
Kate Middleton se afastou dos deveres públicos pela primeira vez em janeiro deste ano, após o que o Palácio de Kensington informou, em um primeiro momento, ser uma cirurgia para uma condição abdominal não cancerosa.
Em março, em meio a especulações sobre seu bem-estar, ela revelou em uma mensagem de vídeo que havia sido diagnosticada com câncer após a operação.
“Minha equipe médica, portanto, aconselhou que eu passasse por um curso de quimioterapia preventiva”, explicou a princesa naquela atualização, adicionando que estava nos estágios iniciais desse tratamento.
O diagnóstico de câncer da princesa surpreendeu o Reino Unido e o mundo, especialmente porque ocorreu logo depois que Charles anunciou que também havia sido diagnosticado com câncer.
Nenhum dos membros da realeza especificou o tipo de câncer para o qual está recebendo tratamento ou revelou detalhes sobre seu progresso.
Charles destacou em março que estava “muito orgulhoso” de Kate, sua nora, por “sua coragem em falar como ela falou” ao compartilhar seu diagnóstico.
Kate não apareceu em público nem assumiu nenhuma função formal desde seu anúncio, mas seu marido, o príncipe William, retornou às atividades.
Ele viajou recentemente para a França para os eventos que marcaram o 80º aniversário do Dia D, ao lado de seu pai, o rei Charles III.