Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Kate Middleton pede desculpas por edição em foto polêmica com filhos

    Princesa de Gales admitiu ser fotógrafa amadora e que ocasionalmente tenta fazer edições; imagem chegou a ser retirada de agências de notícias, que alegaram manipulação

    Foto compartilhada pelo Palácio de Kensington com a Princesa de Gales e os três filhos
    Foto compartilhada pelo Palácio de Kensington com a Princesa de Gales e os três filhos Divulgação/Kensington Palace

    Rob Pichetada CNN

    em Londres

    Kate Middleton, a princesa de Gales da realeza britânica, assumiu a responsabilidade e pediu desculpas sobre uma fotografia oficial editada que gerou polêmica no final de semana.

    Várias agências de notícias internacionais recolheram a imagem após distribui-la por preocupações de que ela tivesse sido manipulada.

    Kate disse que lamentava “qualquer confusão” causada pela imagem, depois que sua “experiência” com edição de fotos causou escrutínio no Palácio de Kensington e aumentou a confusão sobre a ausência prolongada de Kate aos olhos do público.

    A fotografia divulgada no domingo (10) para marcar o Dia das Mães no Reino Unido foi a primeira foto oficial de Kate desde que ela foi submetida a uma cirurgia abdominal em janeiro.

    Mas horas depois de ter sido divulgada pelo Palácio de Kensington, quatro grandes agências emitiram os chamados “avisos de destruição”, expressando preocupações de que a imagem tivesse sido editada.

    Uma análise inicial da imagem pela CNN identificou pelo menos duas áreas que parecem mostrar alguma evidência de manipulação potencial, incluindo o punho da manga da Princesa Charlotte e um zíper no lado esquerdo da jaqueta da Princesa de Gales.

    Área na manga da princesa Charlotte parece mostrar evidências de edição na foto divulgada por Kate Middleton no Dia das Mães do Reino Unido.
    Área na manga da princesa Charlotte parece mostrar evidências de edição na foto divulgada por Kate Middleton no Dia das Mães do Reino Unido. / Palácio de Kensington

    Kate escreveu no X (antigo Twitter): “Como muitos fotógrafos amadores, ocasionalmente faço experiências com edição. Queria expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a foto de família que compartilhamos ontem causou.”

    A família tradicionalmente divulga uma foto de família no Dia das Mães, mas a imagem deste ano surgiu em meio a um cenário de intriga e confusão sobre a ausência prolongada de Kate após sua operação em janeiro.

    O Palácio de Kensington disse que a fotografia foi tirada pelo príncipe William. A foto apareceu nas primeiras páginas de vários jornais e websites britânicos antes de serem identificadas preocupações sobre o assunto.

    A Associated Press (AP) observou que “olhando mais de perto, parece que a fonte manipulou a imagem”. A Agence France-Presse (AFP) disse que retirou a foto devido a “um problema editorial”.

    Em uma nota aos clientes, a agência escreveu: “Veio à luz que esta fotografia divulgada hoje pelo Palácio de Kensington da Princesa de Gales e dos seus filhos foi alterada e, portanto, foi retirada dos sistemas da AFP”.

    PA Images e Getty Images também “destruíram” a foto.

    Em meio a uma enxurrada de teorias de conspiração nas redes sociais sobre o paradeiro de Kate, o Palácio de Kensington reiterou no final do mês passado que “deixou claro em janeiro os prazos de recuperação da princesa” e “que a orientação permanece”.

    Separadamente, uma fonte real disse à CNN que ela “continua bem”.

    Ela não está programada para fazer nenhuma aparição oficial antes da Páscoa.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original