Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Juiz rejeita pedido de republicanos para estender votação em condado no Arizona

    Ex-presidente Donald Trump e seus apoiadores lançaram informações falsas de que um suposto problema em Maricopa seria fraude por parte dos democratas

    Jacqueline Thomsenda Reuters

    Um juiz do condado de Maricopa, no Arizona, nos Estados Unidos, rejeitou, nesta terça-feira (8), um pedido republicano para manter as urnas abertas após o horário habitual de fechamento, às 19h (em horário local).

    O pedido aconteceu após falhas das máquinas eletrônicas de contagem de votos terem sido registradas em algumas delegacias.

    Na decisão, o juiz alega que os republicanos não forneceram evidências de que um eleitor não foi capaz de votar por causa dos problemas da máquina.

    Ainda observou que o processo foi aberto no final do dia, apesar dos problemas serem conhecidos desde a manhã.

    O ex-presidente republicano Donald Trump e seus seguidores alegaram falsamente que o problema no condado seria uma evidência de fraude eleitoral cometida pelos democratas.

    Apenas algumas horas após o início do dia da eleição, o registrador do condado de Maricopa, Stephen Richer, disse a jornalistas que cerca de 20% das máquinas de apuração eletrônica de votos no condado mais populoso do estado estavam com defeito, e que técnicos estavam sendo enviados para consertá-los.

    O problema é que as cédulas não estavam alinhadas corretamente dentro das máquinas e não estavam sendo lidas, explicou Richer, acrescentando que, apesar dos problemas, todos os votos seriam contados.

    Richer chamou as avarias de “frustrantes” e previu corretamente que negacionistas das eleições e conspiradores como Trump “explorariam” a questão.

    Funcionários do condado de Maricopa disseram que o problema afetou cerca de 60 máquinas, em um quarto dos locais de votação no condado de Maricopa, e que às 14h – 8 horas após o início da votação – 17 haviam sido corrigidos alterando as configurações da impressora.

    (*Com informações da CNN)

    Tópicos