Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jornalistas que trabalham na Casa Branca estão testando positivo para Covid-19

    Trabalhadores da mídia que reportam diretamente da sede do governo americano estão preocupados com o surto recente entre oficiais

    Brian Stelter, , da CNN

    Um surto crescente de novo coronavírus na Casa Branca deixou trabalhadores da mídia ansiosos para saber se estavam, também, infectados.

    Três jornalistas que trabalham na Casa Branca testaram positivo nesta sexta-feira (2), de acordo com uma série de notas da Associação de Correspondentes da Casa Branca.

    Uma funcionária da Casa Branca que se senta na área da “imprensa menor” na Ala Oeste do prédio também recebeu um teste positivo na manhã de sexta.

    Repórteres e porta-vozes da Casa Branca trabalham juntos em acomodações pequenas, muitas vezes sujeitos ao contato próximo. Por isso, agora há uma preocupação crescente entre repórteres de Washington para saber quem foi exposto ao vírus. 

    A primeira nota emitida na sexta, obtida pela CNN, dizia que membros da imprensa estavam sendo notificados para que pudessem “fazer julgamentos informados”. A nota emitida no final da mesma manhã dizia que “todos os outros jornalistas testaram negativo hoje”. 

    A mensagem seguinte, emitida às 13h33 anunciava mais um caso confirmado entre os jornalistas.

    “Estamos escrevendo para que tomem conhecimento de que mais um membro de nosso corpo de imprensa testou positivo hoje para Covid-19”, afirmava a nota.

    “Este indivíduo esteve pela última vez na Casa Branca no último sábado, e posteriormente viajou em um avião com o presidente Trump até a Pensilvânia. O indivíduo começou a sentir os sintomas da Covid ontem”.

    Leia também:
    Trump está com febre e vai a hospital militar
    ‘Surpresa de outubro’, Covid-19 de Trump muda dinâmica da reta final da eleição
    Joe Biden e Kamala Harris testam negativo para o novo coronavírus

    Sábado (26) foi o dia em que Donald Trump fez o anúncio de sua indicação para a Suprema Corte na Casa Branca e posteriormente viajou à Pensilvânia para um comício. O presidente anunciou na manhã de sexta-feira que ele e a primeira-dama, Melania Trump, testaram positivo para o novo coronavírus. 

    Outra nota, às 15h35, afirmou que um terceiro membro da imprensa estava infectado.

    O indivíduo estava na Casa Branca no último final de semana, e “começou a sentir os primeiros sintomas na quarta-feira”.

    A CNN falou com as principais emissoras e jornais americanos para perguntar sobre as precauções que estão tomando sobre o surto.

    Um porta-voz do jornal The Washington Post disse: “Estamos trabalhando para identificar quais jornalistas do Post que podem ter entrado em contato com oficiais da Casa Branca recentemente, para assegurar que nossos colegas sejam testados rapidamente e totalmente apoiados”.

    Um porta-voz da NBC News disse “A NBC News e a MSNBC estão seguindo as orientações de rastreamento de contatos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, e alguns profissionais do time de saúde da NBC e funcionários da emissora entraram em quarentena pelo excesso de cuidados. Nós também continuaremos a seguir as orientações da Agência de Comunicações da Casa Branca para continuar trabalhando e informando sobre a presidência”.

    A associação de correspondentes disse “não podemos reforçar o suficiente a importância do uso de máscaras, distanciamento social e senso comum, especialmente no complexo da Casa Branca”.

    “Além disso”, disse a associação, “estamos perguntando novamente para os jornalistas que não possuem um local de trabalho exclusivo que evitem trabalhar diretamente da Casa Branca nesse período”.

    (Texto traduzido do inglês, clique aqui para ler o original)

    Tópicos