Jornalistas da BBC são agredidos e mantidos sob mira das armas da polícia israelense, diz rede britânica
Incidente ocorreu quando a equipe de três jornalistas se dirigia para o hotel
Um grupo de jornalistas da BBC que cobria a guerra de Israel com o Hamas foi detido sob a mira de uma arma e agredido pela polícia israelense em Tel Aviv na noite da última quinta-feira (12), segundo informações da rede.
O incidente ocorreu quando a equipe de três jornalistas se dirigia para o hotel em um veículo “claramente identificado como mídia”, disse a rede de notícias britânica.
A BBC afirmou que a equipe foi “arrastada do veículo”, revistada e empurrada contra uma parede durante a parada. Um dos jornalistas disse que, ao tentar filmar o incidente, um policial jogou seu telefone no chão.
“Os jornalistas devem poder reportar livremente sobre o conflito entre Israel e Gaza”, disse um porta-voz da BBC num comunicado fornecido à CNN.
Um porta-voz da polícia israelense não respondeu a um pedido de comentário.
O incidente ocorreu no momento em que Israel enfrenta questionamentos depois de disparar artilharia contra o sul do Líbano nesta sexta-feira (13), matando o cinegrafista da Reuters, Issam Abdallah, e ferindo outros seis jornalistas.
Nesse caso, os jornalistas usavam jaquetas que se identificavam como membros da imprensa. As Forças de Defesa de Israel reconheceram ter disparado artilharia contra o Líbano, mas não responderam a perguntas adicionais especificamente relacionadas com as vítimas.