Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Biden diz que COP26 deve ser o início de uma década de ambição

    Presidente dos Estados Unidos pediu ação rápida de todos os líderes; 'estamos em um ponto de inflexão na história mundial', disse

    Kate Sullivanda CNN

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discursou na COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima, em Glasgow, na Escócia, nesta segunda-feira (1º).

    Durante sua fala no primeiro dia da cúpula, Biden afirmou que a COP26 deve ser o início de uma década de ambição e inovação em prol do meio ambiente. “Glasgow deve ser o pontapé inicial de uma década de ambição e inovação para preservar nosso futuro comum”, disse.

    Ele ainda pediu ação rápida para combater a crise climática e afirmou diante de outros líderes mundiais que resta apenas uma “breve janela [de tempo]” para as nações adotarem medidas de redução de emissões.

    O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, abriu o evento nesta segunda. Ele comparou a crise climática a uma “bomba relógio” que precisa ser desarmada e cobrou ações concretas dos líderes mundiais.

    “Encontramos os olhos da história sobre nós e uma questão profunda diante de nós. É simples: vamos agir? Faremos o que for necessário? Vamos aproveitar a enorme oportunidade que temos diante de nós? Ou condenaremos as gerações futuras a sofrer ”, disse Biden.

    “Esta é a década que determinará a resposta”, completou o presidente dos EUA. Ele reconheceu que as mudanças climáticas estão devastando o mundo, “destruindo a vida e o sustento das pessoas” e custando trilhões de dólares aos países.

    Durante seu discurso, Biden mencionou enchentes, queimadas e outros desastres que se tornaram mais frequentes nos últimos anos. Cientistas apontam que estes fenômenos tem ocorrido de forma mais frequente devido as mudanças climáticas.

    “Recorde de calor e seca alimentando incêndios florestais mais generalizados, em alguns lugares há prejuízo para safras entre outros. O que costumava ser uma tempestade que acontecia uma vez em um século acontece a cada poucos anos. Nos últimos meses, os Estados Unidos passaram por tudo isso.”

    Presidente dos EUA, Joe Biden, chega para conferência da ONU sobre o clima em Glasgow / Foto: Adrian Dennis/REUTERS (01.nov.2021)

    “Estamos em um ponto de inflexão na história mundial”, completou Biden. “Temos a capacidade de investir em nós mesmos e construir um futuro de energia limpa e equitativo e, no processo, criar milhões de empregos e oportunidades bem remunerados em todo o mundo”.

    ‘Ameaça à existência humana como a conhecemos’

    Para Biden, a crise climática é uma “ameaça existencial à existência humana como a conhecemos”. Ele pediu aos líderes mundiais um compromisso para redução de emissões. “Este é o desafio de nossas vidas coletivas. A ameaça existencial à existência humana como a conhecemos. E todos os dias aumentamos os custos da inação ”, disse Biden.

    O presidente dos EUA continuou: “Portanto, que seja este o momento em que respondamos ao apelo da história aqui em Glasgow”.

    “Que este seja o início de uma década de ações transformadoras que preservem nosso planeta e elevem a qualidade de vida das pessoas em todos os lugares. Nós podemos fazer isso. Nós apenas temos que fazer uma escolha para fazer isso. Então, vamos trabalhar ”, disse Biden.