Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Joe Biden chama Houthis de grupo terrorista

    Rebeldes Houthis fizeram diversos ataques a navios internacionais no Mar Vermelho recentemente

    Da Reuters

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou, nesta sexta-feira (12), as forças Houthi do Iêmen de grupo terrorista.

    A declaração acontece após aviões de guerra, navios e submarinos americanos e britânicos terem realizado dezenas de ataques aéreos em todo o Iêmen durante a noite e madrugada desta quinta e sexta.

    Biden afirmou que Washington responderá aos Houthis se eles continuarem com um comportamento que ele chamou de ultrajante.

    Reino Unido e EUA dizem que os ataques aéreos no Iêmen, país controlado majoritariamente pelos Houthis, foram uma retaliação a meses de ataques do movimento aos navios do Mar Vermelho, que os combatentes apoiados pelo Irã realizam como uma resposta à guerra em curso em Gaza.

    Guerra civil no Iêmen

    Uma guerra civil assola o Iêmen há quase uma década. Ela começou em 2014, quando as forças Houthi invadiram a capital Sanaa e derrubaram o governo internacionalmente reconhecido e apoiado pela Arábia Saudita, desencadeando o conflito.

    Os combates se transformaram em uma guerra mais ampla em 2015, quando uma coligação liderada pela Arábia Saudita interveio, em tentativa de derrotar os Houthis.

    Oito anos depois, a coligação não conseguiu derrubar os Houthis, que continuam controlando grande parte do Iêmen.

    Um cessar-fogo foi finalmente assinado em 2022, mas expirou pouco depois de seis meses. As partes em conflito, no entanto, não regressaram a combates em grande escala.

    Tópicos