Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jato dos EUA abate “objeto não identificado” no norte do Canadá, diz primeiro-ministro

    Não está claro qual é o equipamento ou se ele está relacionado ao suposto balão espião chinês abatido na semana passada nos EUA

    Paula Newtonda CNN

    O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse neste sábado (11) que um “objeto não identificado” foi abatido por um caça dos EUA sobre o espaço aéreo canadense sob suas ordens.

    “Ordenei a derrubada de um objeto não identificado que violou o espaço aéreo canadense. @NORADCommand derrubou o objeto sobre o Yukon. Aeronaves canadenses e americanas foram embaralhadas e um F-22 dos EUA disparou com sucesso contra o objeto”, disse Trudeau no Twitter .

    Mais tarde neste sábado, a Casa Branca confirmou que Trudeau e o presidente dos EUA, Joe Biden, autorizaram o abate e o Pentágono disse que o objeto foi avistado pela primeira vez sobre o Alasca na noite de sexta-feira.

    Trudeau disse que conversou com Biden e que as forças canadenses vão liderar a operação de recuperação do objeto.

    O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte disse no sábado que estava monitorando “um objeto aéreo de alta altitude” no norte do Canadá, e aeronaves militares estavam operando na área do Alasca e do Canadá, de acordo com um comunicado de imprensa da agência.

    Não está claro qual é o objeto ou se ele está relacionado ao suposto balão espião chinês abatido na semana passada ou a outro objeto abatido sobre o Alasca na sexta-feira.

    O jornal “Global News” informou sobre a detecção do objeto pelo Norad (Comando Norte-Americano de Defesa Aeroespacial, na sigla em inglês) no início do sábado.

    Na sexta-feira (10), os militares dos EUA derrubaram um “objeto de alta altitude” sobre o Alasca depois que as autoridades americanas determinaram que representava uma “ameaça razoável ao tráfego aéreo civil”, pois voava a 40 mil pés.

    O objeto foi derrubado por caças designados ao Comando Norte dos EUA, e Biden se referiu à operação como um “sucesso”. As equipes de recuperação agora estão tentando recuperar os destroços que estão sobre o gelo nas águas territoriais dos EUA.

    Embora as autoridades não tenham dado nenhuma indicação até agora de que o objeto derrubado no Alasca esteja relacionado ao balão espião chinês, os detalhes são escassos.

    Uma semana antes, caças militares dos EUA derrubaram o suposto balão de vigilância chinês sobre o Oceano Atlântico, encerrando um notável drama público que levou a uma desavença diplomática entre Washington e Pequim quando o público americano rastreou o balão de Montana até as Carolinas.

    O governo Biden foi submetido a uma série de perguntas esta semana sobre o momento da decisão do presidente de atirar no balão espião.

    O balão foi localizado depois de entrar na Zona de Identificação de Defesa Aérea dos EUA sobre o Alasca em 28 de janeiro antes de sobrevoar o Canadá, disse um funcionário do Departamento de Defesa aos legisladores na semana passada. Em seguida, reentrou no espaço aéreo continental dos EUA três dias depois.

    Funcionários disseram que o risco de coleta de informações contra os EUA era baixo, enquanto o risco para pessoas e propriedades no solo, se o balão fosse abatido sobre os EUA, era alto devido ao tamanho e peso do objeto.

    Em vez disso, os militares finalmente o derrubaram sobre a água depois que ele cruzou a costa leste do país.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original