Jato chinês que promete concorrer com aeronaves Boeing e Airbus faz primeiro voo comercial
Modelo C919 voou de Xangai para Pequim pela China Eastern Airlines e foi recebido com uma saudação de jatos de água após pouso
O primeiro grande jato de passageiros feito pela China fez seu voo comercial inaugural neste domingo (28), voando de Xangai para Pequim, segundo informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
Voando pela China Eastern Airlines sob o número de voo MU9191, o novo avião C919 de fuselagem estreita deixou Xangai às 10h32, hora local. A aeronave foi recebida com uma saudação de jatos de água depois de pousar no Aeroporto Internacional de Pequim às 12h31.
Após anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da C919 é visto como um momento crucial na estratégia de Pequim chamada “Made in China 2025”, que visa impulsionar a indústria local, reduzindo a dependência de aeronaves estrangeiros em seu setor de aviação.
“O primeiro voo comercial é uma cerimônia que marca a nova aeronave, e o C919 vai ficar ainda melhor ao passar pelo teste do mercado”, disse Zhang Xiaoguang, diretor do departamento de marketing e vendas da COMAC.
Com autonomia de até 5.555 quilômetros, o C919 vai competir com os dois principais fabricantes de aeronaves do mundo, a Airbus e a Boeing. Ele será um concorrente direto dos seus jatos de fuselagem estreita A320 e B737, mais usados para voos nacionais e internacionais regionais.
Construído pela COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China) na China, o primeiro C919 foi entregue à China Eastern Airlines em dezembro de 2022 e, nos meses seguintes, fez uma série de voos de teste.
A aeronave tem um só corredor, dois motores e 164 assentos em uma configuração de cabine de duas classes, executiva e econômica.
De acordo com o Relatório de Progresso da Ciência e Tecnologia de Xangai de 2022, emitido pelo governo, 32 clientes haviam pedido um total de 1.035 aeronaves até o final de 2022.
Muitos dos principais elementos do avião, como o nariz, fuselagem, asa externa, estabilizador vertical e estabilizador horizontal foram projetados pela COMAC.
No entanto, a companhia recrutou empresas ocidentais para ajudar com alguns componentes. Entre eles estão os motores LEAP-1C, que foram desenvolvidos pela CFM International, uma joint venture entre a General Electric e o grupo industrial francês de alta tecnologia Safran.