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    Jato chinês que promete concorrer com aeronaves Boeing e Airbus faz primeiro voo comercial

    Modelo C919 voou de Xangai para Pequim pela China Eastern Airlines e foi recebido com uma saudação de jatos de água após pouso

    Construído pela COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China) na China, o primeiro C919 foi entregue à China Eastern Airlines em dezembro de 2022
    Construído pela COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China) na China, o primeiro C919 foi entregue à China Eastern Airlines em dezembro de 2022 Ma Yue/VCG via Getty Images

    Irene NasserKarla CrippsMengchen Zhangda CNN

    O primeiro grande jato de passageiros feito pela China fez seu voo comercial inaugural neste domingo (28), voando de Xangai para Pequim, segundo informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

    Voando pela China Eastern Airlines sob o número de voo MU9191, o novo avião C919 de fuselagem estreita deixou Xangai às 10h32, hora local. A aeronave foi recebida com uma saudação de jatos de água depois de pousar no Aeroporto Internacional de Pequim às 12h31.

    Após anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da C919 é visto como um momento crucial na estratégia de Pequim chamada “Made in China 2025”, que visa impulsionar a indústria local, reduzindo a dependência de aeronaves estrangeiros em seu setor de aviação.

    “O primeiro voo comercial é uma cerimônia que marca a nova aeronave, e o C919 vai ficar ainda melhor ao passar pelo teste do mercado”, disse Zhang Xiaoguang, diretor do departamento de marketing e vendas da COMAC.

    Com autonomia de até 5.555 quilômetros, o C919 vai competir com os dois principais fabricantes de aeronaves do mundo, a Airbus e a Boeing. Ele será um concorrente direto dos seus jatos de fuselagem estreita A320 e B737, mais usados para voos nacionais e internacionais regionais.

    Construído pela COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China) na China, o primeiro C919 foi entregue à China Eastern Airlines em dezembro de 2022 e, nos meses seguintes, fez uma série de voos de teste.

    A aeronave tem um só corredor, dois motores e 164 assentos em uma configuração de cabine de duas classes, executiva e econômica.

    De acordo com o Relatório de Progresso da Ciência e Tecnologia de Xangai de 2022, emitido pelo governo, 32 clientes haviam pedido um total de 1.035 aeronaves até o final de 2022.

    Muitos dos principais elementos do avião, como o nariz, fuselagem, asa externa, estabilizador vertical e estabilizador horizontal foram projetados pela COMAC.

    No entanto, a companhia recrutou empresas ocidentais para ajudar com alguns componentes. Entre eles estão os motores LEAP-1C, que foram desenvolvidos pela CFM International, uma joint venture entre a General Electric e o grupo industrial francês de alta tecnologia Safran.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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