Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Itamaraty confirma relatos de bombardeio em única saída de Gaza pelo Egito

    Local seria usado para a evacuação de brasileiros que estão na região de conflito onde atua o grupo extremista Hamas

    Matheus MeirellesElis BarretoCarolina Figueiredoda CNN , São Paulo e Brasília

    O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou à CNN relatos de que a passagem de Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza, foi atingida por um bombardeio nesta terça-feira (10).

    O local seria utilizado pelo Itamaraty para a execução do plano de evacuação de brasileiros, inicialmente com o uso de ônibus para o envio dos cidadãos para a Embaixada do país no Cairo, capital egípcia.

    O governo brasileiro destacou que busca alternativas para o resgate dos cidadãos.

    Autoridades palestinas afirmaram que a região, única passagem de Gaza para o Egito, foi atingida por um bombardeio de Israel.

    O governo israelense destacou que o ataque foi contra um túnel clandestino por onde estariam passando armas e equipamentos ao grupo extremista Hamas.

    Pelo menos 25 famílias brasileiras estão na Faixa de Gaza buscando refúgio. Parte das famílias alegam que não conseguem acesso às autoridades brasileiras.

    Veja também – FAB envia 3º avião nesta terça-feira (10) para resgatar brasileiros

    O brasileiro Hasan Rabee, que mora com a esposa e duas filhas menores de idade na Faixa de Gaza, contou à CNN que está sem energia e água e não consegue acessar a fronteira com o Egito por causa do bloqueio israelense.

    “Ninguém consegue chegar à fronteira, está cercado. Não existe local seguro. Está bem difícil sem água e luz. A gente quer voltar logo para nossa casa no Brasil”, relatou Hasan.

    Segundo o brasileiro, outras 5 famílias estão perto de onde ele se esconde. “Muita explosão. Minhas filhas só choram”, lamentou.

    O Itamaraty alertou que essas famílias precisam entrar em contato com a Embaixada em Tel Aviv e com o Escritório de Representação em Ramalá.

    Veja imagens aéreas dos ataques na Faixa de Gaza e em Israel

    Tópicos