Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Itália anuncia redução gradual das restrições contra Covid-19

    A partir de 26 de abril, será permitida a realização de atividades ao ar livre, como restaurantes e teatros ao ar livre

    Por Nicola Ruotolo e Arnaud Siad da CNN

    A Itália verá uma flexibilização gradual das restrições da Covid-19 a partir de 26 de abril, afirmou o primeiro-ministro Mario Draghi em entrevista coletiva na sexta-feira (16).

    Com as novas regras, os alunos assistirão às aulas presenciais em escolas nas zonas amarela e laranja, enquanto os estudantes em áreas classificadas na fase vermelha acompanharão parcialmente as aulas online. Será permitida ainda a realização de atividades ao ar livre, como restaurantes e teatros ao ar livre.

    A Itália continua a classificar as regiões em um sistema codificado por cores – branco, amarelo, laranja e vermelho – com medidas ajustadas para refletir os níveis de infecção na região. As zonas vermelhas são a classificação mais rigorosa de restrições ao coronavírus, com severas limitações de movimento.

    Sobre a reabertura, o primeiro-ministro italiano, Marlo Draghi, disse que “o governo ainda enxerga um risco, um risco razoável com base em dados”, mas a premissa para esse risco é que toda atividade que reabre deve obedecer escrupulosamente a regras como distanciamento social e uso de máscaras.

    Na mesma entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Roberto Speranza, pontuou que “é muito mais difícil se infectar” em espaços ao ar livre do que em ambientes fechados. Ele acrescentou que o aumento nas vacinações permitirá ao governo “programar novas aberturas também para atividades internas”.

    Os números

    No dia anterior, a Itália viu um aumento de casos em pelo menos 15.943, o que eleva o número total de pessoas infectadas para pelo menos 3.842.079 desde o início da pandemia. Ao menos 429 pessoas morreram nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortos na Itália para 116.366 desde o início da pandemia.

    Segundo Silvio Brusaferro, presidente do Instituto Superior de Saúde, na sexta-feira, o índice de contágio na Itália registrou queda.

    (Texto traduzido. Leia o orginal em inglês aqui).

    Tópicos