Israel vai iniciar “operação militar significativa” assim que civis deixarem Gaza, diz Defesa israelense
Mais de metade dos 2 milhões de residentes de Gaza vivem no Norte, que Israel ordenou que fosse evacuado
Israel iniciará “operações militares significativas” em Gaza assim que se certificar que civis deixaram a área, disse o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI) à CNN.
“É realmente importante que as pessoas em Gaza saibam que temos sido muito, muito generosos com o tempo”, disse o tenente-coronel Jonathan Conricus.
“Demos um amplo aviso, mais de 25 horas… é a hora dos moradores de Gaza partirem. Peguem seus pertences, vão para o sul. Preservem sua vida e não caiam na armadilha que o Hamas está se preparando para você.”
VÍDEO – Israel: Faremos “operação terrestre significativa”
Mais de metade dos 2 milhões de residentes de Gaza vivem no norte da região, que Israel ordenou que fosse evacuada. Muitas famílias estão agora amontoadas numa porção ainda menor do território, de 362 quilômetros quadrados.
Dezenas de milhares de palestinos têm fugido para o sul pelas ruas devastadas de Gaza depois que os militares israelenses lhes disseram para deixarem as áreas do norte da faixa, densamente povoada.
Partes do sul tornam-se ainda mais povoadas e sobrecarregadas, dizem os habitantes de Gaza, à medida que palestinos abandonam suas casas. Isso ocorre na sequência da declaração de Israel, que precede um ataque terrestre, previsto pelas FDI.
De acordo com Conricus, a área ao redor da Faixa de Gaza está repleta de “centenas de milhares de unidades de reserva israelenses”, que estão se preparando para diversas missões.
“O desafio e a missão é ter todos esses mais de 360 mil reservistas, tanto no sul como no norte. Prepará-los para a missão, equipados, preparados, prontos para quaisquer missões que tenham no futuro”, disse.
*Publicado por Danilo Moliterno, com informações da CNN Internacional