Israel expande operação por terra no Líbano e diz que matou comandante do Hezbollah
Exército israelense anunciou entrada no sudoeste do país; ataque matou líder do quartel-general do grupo libanês
O exército israelense eliminou Suhail Hussein Husseini, comandante do quartel-general do Hezbollah, em um ataque na área de Beirute, segundo informou em um comunicado nesta terça-feira (8).
Husseini desempenhou um “papel crucial nas transferências de armas entre o Irã e o Hezbollah e foi responsável por distribuir o armamento avançado entre as unidades do Hezbollah”, disse a declaração.
Ele também foi membro do conselho da Jihad, o conselho de liderança militar sênior do Hezbollah, acrescentou a declaração israelense.
Se confirmada, a morte de Husseini seria resultado da estratégia de Israel de infligir grandes golpes ao assassinar líderes e comandantes do Hezbollah e seu aliado Hamas, que luta contra Israel na Faixa de Gaza há um ano.
No maior golpe ao Hezbollah em décadas, Israel matou seu líder Hassan Nasrallah com um ataque aéreo nos subúrbios ao sul de Beirute no final do mês passado.
Nova operação no Líbano
O exército israelense anunciou nesta terça-feira que sua 146ª Divisão havia iniciado o que chamou de “operações limitadas”, localizadas e direcionadas contra alvos e infraestrutura do Hezbollah no sudoeste do Líbano.
(Com informações de Kewal Singh, da Reuters em Dubai)