Israel diz ter descoberto rede “substancial e elaborada” de túneis do Hamas na Cidade de Gaza
Dentro do sistema, militares encontraram alimentos, água, infraestrutura elétrica e capacidade de comunicação
Os militares ide Israel divulgaram vídeos que mostram uma rede de túneis no centro da Cidade de Gaza, descobertos após os soldados israelenses dominarem a Praça Palestina, uma praça no centro da cidade.
Os vídeos mostram o que seria uma série de poços de túneis e pontos de acesso que conduzem ao subsolo. Em uma dessas imagens, uma câmera desce uma longa escada antes de prosseguir por um corredor estreito em arco para chegar a uma porta.
Em outro vídeo, uma câmera desce uma longa escada em espiral até outro túnel. Além disso, outro clipe identifica uma passagem para a rede de túneis, escondida atrás de uma caixa elétrica.
Vários dos poços do túnel parecem ter sido demolidos, o que os militares israelenses afirmam que foi feito por combatentes do Hamas.
Em uma coletiva com jornalistas, o porta-voz do Exército de Israel, tenente-coronel Peter Lerner, pontuou que os túneis são uma “rede substancial e elaborada de posições de comando e controle interligadas”.
“O que estamos fazendo hoje é revelar, camada por camada, a extensão da rede de túneis terroristas do Hamas. É o projeto de construção mais caro e expansivo que já existiu na Faixa de Gaza”, ressaltou Lerner.
Dentro dos túneis, as forças israelenses encontraram alimentos, água, infraestrutura elétrica e capacidade de comunicação, segundo Lerner.
A CNN não pôde verificar imediatamente todas as afirmações dos militares israelenses.