Israel diz que vai reabrir a passagem de Kerem Shalom na quarta (8), dizem EUA
Departamento de Estado americano trabalha para garantir que travessia seja realmente aberta
Israel “se comprometeu a reabrir” a travessia de Kerem Shalom na quarta-feira (8), disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Matthew Miller, na terça-feira (7).
“Estamos trabalhando para garantir que isso realmente aconteça para que a assistência humanitária possa continuar”, disse Miller em uma coletiva de imprensa do Departamento de Estado, observando que a travessia foi fechada porque foi bombardeada pelo Hamas.
Miller também disse que Israel informou aos Estados Unidos que Rafah “será reaberta para a entrega de combustível”, que, segundo ele, “é extremamente importante para a dessalinização da água” e para o transporte de ajuda em toda a Faixa de Gaza.
“Se Kerem Shalom abrir e Rafah reabrir, esses serão passos importantes porque não queremos ver a assistência humanitária limitada ou impedida de qualquer forma”, disse ele.
Israel fechou a passagem de Kerem Shalom na semana passada depois de ter sido atingido por pelo menos 10 foguetes, matando três soldados israelenses, em um ataque reivindicado pelo Hamas.
O chefe da principal agência das Nações Unidas para os refugiados palestinos, UNRWA, disse terça-feira que as travessias devem ser abertas “sem qualquer atraso.”