Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Israel diz que 360 caminhões de ajuda humanitária entraram em Gaza

    ONU alerta que crise humanitária é culpa das restrições impostas pelos israelenses para entrega de suprimentos

    Caminhões com ajuda humanitária na passagem Kerem Shalom
    Caminhões com ajuda humanitária na passagem Kerem Shalom 12/12/2023 COGAT via X/Divulgação via REUTERS

    Mike Schwartzda CNN

    Autoridades militares israelenses disseram que 360 caminhões de ajuda humanitária entraram em Gaza neste domingo (26) após verificações de segurança.

    O número inclui 126 caminhões do Egito que atravessaram para Gaza através da Passagem de Kerem Shalom, segundo um comunicado da Forças de Defesa de Israel (FDI). Os EUA, Israel e Egito coordenaram a travessia dos veículos com os suprimentos.

    “Os caminhões de ajuda que chegaram da Passagem de Rafah, pelo lado egípcio, continham comida, água, combustível, equipamentos médicos, medicamentos e equipamentos para abrigos”, afirmou a nota do militares.

    “Toda a ajuda humanitária foi transferida para a Faixa de Gaza após verificações de segurança pelo pessoal da Autoridade de Travessias de Terra do Ministério da Defesa na Passagem de Kerem Shalom”, concluiu o comunicado.

    Em um telefonema na sexta-feira (24), o presidente egípcio Abdel Fattah El-Sisi e o presidente dos EUA, Joe Biden, concordaram em facilitar a entrega da ajuda humanitária fornecida pelas Nações Unidas a partir do Egito por meio da travessia de Kerem Shalom em uma base temporária. Isso até que a passagem de Rafah possa ser reaberta do lado palestino, disse a presidência egípcia em um comunicado.

    Trabalhadores humanitários e funcionários da ONU alertaram repetidamente que a terrível crise humanitária que se desenrola em Gaza se deve em grande parte às restrições impostas por Israel para entregas de ajuda humanitária via terrestre. A situação se agravou após o fechamento da travessia da passagem de Rafah, que faz fronteira com o Egito.