Israel confirma ter matado terceiro comandante do Hamas após ataques em Gaza
Comandante foi identificado como Muetaz Eid, do Distrito Sul de Segurança Nacional do Hamas
Os militares israelenses confirmaram ter matado o terceiro comandante do Hamas como parte dos ataques contra cerca de 250 alvos neste domingo (15), principalmente no norte da Faixa de Gaza.
O comandante foi identificado em um comunicado das Forças de Defesa de Israel como Muetaz Eid, do Distrito Sul de Segurança Nacional do Hamas, que foi localizado por meio de inteligência das FDI e da Agência de Segurança de Israel, disse o comunicado.
O Hamas ainda não fez uma declaração sobre o acontecimento.
Durante a madrugada, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI) disse à CNN que os militares do país mataram outro comandante do Hamas, Billal al-Qedra, que supostamente liderou os ataques no kibutz de Nirim, perto da fronteira israelense.
Israel também diz ter matado Merad Abu Merad, que era o chefe do Sistema Aéreo do Hamas na cidade de Gaza.
A IDF disse que também atingiu “dezenas de quartéis-generais militares, uma série de postos de observação militar e vários postos de lançamento de foguetes usados pelo Hamas e por organizações terroristas da Jihad Islâmica”.
Israel lançou a sua ofensiva em resposta aos devastadores ataques terroristas do Hamas, em 7 de Outubro, que mataram 1.400 pessoas.
O Hamas controla Gaza, onde vivem 2,2 milhões de palestinos. Mais de 2.600 pessoas morreram ali enquanto Israel ataca o território, afirma o Ministério da Saúde palestino. O ministério criticou Israel por matar civis e trabalhadores de emergência no seu ataque.
Israel disse a 1,1 milhão de residentes do norte de Gaza para saírem de casa para a sua segurança enquanto se prepara para as próximas fases da sua guerra com o Hamas.