Islândia declara estado de emergência e evacua cidade sob ameaça de erupção vulcânica
Desde 2021, tem havido uma erupção a cada quase 12 meses e a última ocorreu em julho
A Islândia declarou estado de emergência, com as autoridades policiais alertando os residentes a evacuarem a cidade costeira de Grindavík, na sequência de uma intensa onda de terremotos no sudoeste do país relacionados a uma potencial erupção vulcânica.
Quase 800 terremotos foram registrados entre meia-noite e 14h, na última sexta-feira (11), com o mais raso a uma profundidade de 3 a 3,5 quilômetros, de acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia.
Em declarações na sexta-feira, a Agência de Proteção Civil da Islândia disse que um túnel de magma em formação poderia chegar a Grindavík. Mas durante a noite, a autoridade islandesa disse que era impossível dizer se e onde o magma poderia surgir na superfície.
“Os terremotos podem se tornar maiores do que os que já ocorreram e essa sequência de eventos pode levar a uma erupção. No entanto, ainda não há sinais de que o magma esteja se aproximando da superfície. O seu progresso está sendo monitorado de perto”, afirmou a Agência de Proteção Civil.
Magma é uma mistura de rocha derretida e semifundida encontrada abaixo da superfície da Terra, que pode causar uma erupção quando chega à superfície, tornando-se lava.
As autoridades alertaram os residentes a evacuarem com calma e enfatizaram que não há perigo iminente.
“Queremos reiterar que os moradores DEVEM evacuar suas casas e deixar a cidade. Mas também queremos reiterar que esta não é uma evacuação de emergência, há muito tempo para nos prepararmos, garantirmos as coisas e sairmos da cidade com calma”, afirmou a Agência de Proteção Civil.
“É claro que estamos lidando com acontecimentos que nós, islandeses, não tínhamos vivido antes, pelo menos não desde a erupção em Vestmannaeyjar. Enfrentamos isso juntos, enfrentaremos isto juntos e não desanimaremos”, acrescentou a Agência de Proteção Civil.
A Embaixada dos EUA na Islândia emitiu um alerta de vulcão, alertando sobre o aumento dos sinais de atividade vulcânica.
“Se ocorrer uma erupção, siga as instruções das autoridades islandesas. Os perigos vulcânicos podem incluir lava, gases tóxicos e fumaça intensa de incêndios provocados por lava”, afirmou.
A mundialmente famosa piscina termal Lagoa Azul na área já foi fechada devido à atividade sísmica em curso.
Desde 2021, tem havido uma erupção a cada quase 12 meses e a última ocorreu em julho, ao sul da capital da Islândia, Reykjavik.
A Islândia fica sobre um limite de placa tectônica que se divide continuamente, afastando a América do Norte e a Eurásia ao longo da linha da Dorsal Mesoatlântica. É o lar de 32 vulcões ativos.