Iraniano que inspirou o filme “O Terminal” morre dentro de aeroporto em Paris
História de Mehran Karimi Nasseri foi retratada no longa de Steven Spielberg lançando em 2004
Mehran Karimi Nasseri, o homem que viveu dentro do aeroporto Paris-Charles de Gaulle, na capital francesa, por anos e inspirou o filme de Steven Spielberg, “O Terminal” (2004), morreu no sábado (12) no mesmo aeroporto.
Nasseri foi declarado morto pela equipe médica do aeroporto no Terminal 2F e morreu de causas naturais, disse um porta-voz do aeroporto à CNN.
Nasseri, um refugiado iraniano, estava a caminho da Inglaterra via Bélgica e França em 1988, quando perdeu seus documentos e não pôde embarcar em um voo nem sair do aeroporto e ficou preso no limbo até 2006.
Ele “voltou a viver como sem-teto na área pública do aeroporto desde meados de setembro, após uma estadia em uma casa de repouso”, disse o porta-voz.
O porta-voz acrescentou que Nasseri era um “personagem icônico” no aeroporto e que “toda a comunidade aeroportuária estava ligada a ele, e nossa equipe cuidou dele o máximo possível durante muitos anos, mesmo que preferíssemos que ele encontrasse um verdadeiro abrigo”.
Enquanto a história de Nasseri dentro do aeroporto foi lembrada por Tom Hanks no filme “O Terminal”, o porta-voz do aeroporto observou que: “O filme de Spielberg sugere que ele estava preso em uma zona de trânsito em Paris-Charles de Gaulle. Na realidade, ele passou várias estadias lá, mas sempre na área pública do aeroporto, sempre teve liberdade para se movimentar”.
A certa altura, as autoridades francesas ofereceram-lhe permissão para residir em França, mas Nasseri recusou a oferta, alegadamente porque queria chegar ao seu destino original, a Inglaterra.