Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Irã aumenta nível de enriquecimento de urânio para mais que o previsto em acordo

    Acordo de 2015 entre o Irã e as grandes potências para reduzir suas atividades nucleares diz que o país só pode enriquecer até o nível de 3,67% -- país quer 20%

    Bandeira do Irã hasteada em Teerã
    Bandeira do Irã hasteada em Teerã Foto: REUTERS

    François Murphy, da Reuters

    O Irã disse ao regulador nuclear da ONU que pretende enriquecer urânio ao nível de até 20% de pureza, um patamar que havia alcançado antes de seu acordo de 2015 com grandes potências mundiais e mais alto do que os 4,5% que tem enriquecido recentemente, disse o embaixador russo na agência.

    “O diretor-geral da #AIEA reportou ao Conselho de Governadores (AIEA)… a intenção de #Teerã de começar a enriquecer a até 20%”, disse o embaixador russo na Agência Internacional de Energia Atômica, Mikhail Ulyanov, no Twitter, nesta sexta-feira, referindo-se ao diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi.

    Assista e leia também:

    Principal cientista nuclear do Irã é assassinado; chanceler acusa Israel

    O Irã está perto de produzir uma bomba nuclear?

    Irã executa jornalista dissidente condenado por estimular violência em protestos

    Um diplomata que fica em Viena confirmou que houve um relatório da AIEA aos Estados-membros dizendo isso, mas não quis dar detalhes. A AIEA não estava imediatamente disponível para comentários.

    O acordo de 2015 entre o Irã e as grandes potências para reduzir suas atividades nucleares diz que o país só pode enriquecer até o nível de 3,67%, muito abaixo dos 90% necessários para desenvolver armamentos.

    Tópicos

    Tópicos