Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Iota alcança força de furacão e deve atingir América Central nos próximos dias

    Fenômeno deve ter ventos de no mínimo 210 km/h na noite de segunda (16) ou manhã de terça (17)

    da CNN*

     

    A tempestade conhecida como Iota ganhou força de furacão neste domingo (15) e deve atingir a América Central nos próximos dias.

    Iota está prevista para atingir terra firme como uma tempestade de categoria 4, com ventos sustentados à no mínimo 210 km/h no fim de segunda-feira (16) ou na manhã de terça (17).

    Será o segundo grande furacão a chegar à região em menos de duas semanas. Em 3 de novembro, o furacão Eta chegou à terra firme como uma tempestade de categoria 4, causando deslizamentos de terra e enchentes que deixaram vários mortos e desaparecidos.

    Leia também:

    Theta se forma no Atlântico e faz de 2020 o ano mais ativo de furacões

    Iota, que se formou na última sexta-feira (13) em alto mar no Caribe, a cerca de 540 km a sudeste da fronteira de Nicarágua e Honduras, com ventos de no máximo 144 km/h na manhã deste domingo, disse o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês). A previsão é que continue ganhando força ao longo das próximas 24 horas. 

    Nicarágua e Honduras emitiram alertas à população. 

    Além dos ventos potencialmente prejudiciais, a tempestade pode causar de 20 a 40 cm de chuva em Honduras, norte da Nicarágua, leste da Guatemala e sul de Belize até quinta-feira (19), disse o NHC —má notícia para uma região que foi atingida pelo Eta no começo deste mês.

    Costa Rica, Panamá, o norte da Colômbia, El Salvador e o sul da Nicarágua também podem receber fortes chuvas.

    (*Com informações de Jason Hanna e Alanne Orjoux, da CNN)

    Tópicos