Apuração sobre Trump Organization agora é uma investigação criminosa
Procuradoria investiga se empresa de Donald Trump relatou falsamente os valores das propriedades para garantir empréstimos e obter benefícios
O gabinete da procuradoria-geral de Nova York afirmou na terça-feira (18) que abriu uma investigação criminal sobre a empresa do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indo além do que começou como uma investigação civil.
A procuradora-geral Letitia James investiga se a Trump Organization relatou falsamente os valores das propriedades para garantir empréstimos e obter benefícios econômicos e fiscais.
“Informamos à Organização que nossa investigação não é mais puramente civil por natureza”, disse Fabien Levy, porta-voz do gabinete do procurador-geral, em um comunicado. “Estamos agora investigando ativamente a Organização Trump na qualidade de criminoso, juntamente com o DA de Manhattan”, afirmou.
A Trump Organization não pôde ser contatada imediatamente para comentar. Trump disse que a investigação supervisionada por Letitia James, uma democrata, tem motivação política.
Separadamente, o promotor distrital de Manhattan, Cyrus Vance, tem investigado os negócios de Trump antes da presidência por mais de dois anos. O escritório de Vance afirmou em processos judiciais que apura “uma conduta criminosa possivelmente extensa e prolongada” na Organização Trump do ex-presidente, incluindo fraude em impostos e seguros e falsificação de registros comerciais.
A investigação de Vance começou depois que o ex-advogado e corretor de Trump, Michael Cohen, pagou sigilo para silenciar duas mulheres antes da eleição de 2016 sobre alegados encontros sexuais com Trump.
Essa investigação se acelerou desde que o republicano Trump perdeu sua candidatura a um segundo mandato para o presidente Joe Biden, um democrata.