Início da trégua entre Israel e Hamas será anunciado nas próximas horas, diz Catar
Negociações sobre acordo de libertação de reféns entre as partes estão progredindo positivamente, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores catariano
O Catar anunciará “nas próximas horas” quando a trégua entre Israel e o Hamas deverá começar, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Catar na manhã desta quinta-feira (23).
Uma fonte diplomática disse à CNN que a trégua provavelmente começará na sexta-feira (24), com o horário mais cedo sendo meia-noite (horário local).
Anteriormente, a expectativa era de que as primeiras liberações e a pausa nos combates ocorressem já nesta quinta-feira.
As negociações sobre como implementar o acordo de reféns entre Israel e o Hamas estão em andamento e progredindo positivamente, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, em comunicado publicado no X.
“O trabalho entre as duas partes e os nossos parceiros no Egito e nos EUA está em curso para garantir a rápida implementação da trégua e para fornecer o que é necessário para garantir que ambas as partes adiram ao acordo”, acrescenta o comunicado.
Veja também: Israel aprova acordo com Hamas para libertar reféns
Libertação de reféns
O Ministério da Justiça de Israel publicou na quarta-feira (22) os nomes de 300 prisioneiros palestinos que deverão ser libertados como parte de um acordo mais amplo para libertar reféns detidos na Faixa de Gaza.
A lista incluía mais detalhes, incluindo idades e motivo da prisão.
Nos termos do acordo recentemente negociado, o Secretariado do Gabinete israelense disse que 150 prisioneiros palestinos seriam libertados em quatro etapas durante quatro dias, desde que pelo menos 10 raptados israelenses pelo Hamas fossem entregues às forças de segurança de Israel todos os dias.
Israel disse que haveria uma pausa nos combates durante esses quatro dias.