Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Infraestruturas civis da Ucrânia são atingidas; entenda

    A CNN geolocalizou imagens de redes sociais e confirma que, em várias ocasiões, áreas densamente povoadas foram atingidas pelas forças russas

    Gianluca MezzofioreKatie Polglaseda CNN

    Na sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, procurou tranquilizar o mundo sobre as mortes de civis no segundo dia da invasão russa da Ucrânia.

    “Ninguém vai atacar o povo da Ucrânia”, disse ele durante uma acalorada coletiva de imprensa, dizendo à CNN que “não houve ataques à infraestrutura civil”.

    No entanto, relatos sobre prédios de apartamentos e jardins de infância sendo bombardeados, civis mortos e foguetes encontrados em ruas residenciais vêm chegando desde o início da ofensiva.

    Vídeos de redes sociais, fotos e imagens de satélite analisadas e geolocalizadas pela CNN confirmam que em várias ocasiões áreas densamente povoadas foram atingidas pelas forças russas.

    A CNN tenta contato com o governo russo para comentar.

    CNN verificou gravações feitas em toda a Ucrânia, onde ataques russos afetaram infraestrutura civil / CNN

    A Anistia Internacional, em um comunicado de imprensa divulgado nesta sexta-feira (25), acusou as forças russas de “ataques indiscriminados a áreas civis e ataques a objetos protegidos, como hospitais”, citando três exemplos – incluindo um ataque na quinta-feira perto de um hospital em Vuhledar, no leste da região de Donetsk. Esse ataque matou quatro civis e feriu mais dez, informou a Anistia.

    Aqui estão alguns exemplos encontrados pela CNN.

    Jardim de infância em Okhtyrka

    Um jardim de infância em Okhtyrka, na região nordeste de Sumy, foi atingido por um bombardeio nesta sexta-feira, segundo vários funcionários públicos. O prefeito Pavel Kuzmenko afirmou que o bombardeio foi realizado por um sistema russo de foguetes de lançamento múltiplo, chamado Uragan, e feriu várias crianças.

    As notícias do suposto ataque ao jardim de infância de Sonechko foram confirmadas pelo chefe da Administração Militar Regional de Sumy, Dmytro Zhivitsky, que disse que este foi o terceiro bombardeio em Okhtyrka na sexta-feira.

    Um vídeo que circula nas redes sociais, e que a CNN geolocalizou no jardim de infância em Okhtyrka, mostra pessoas feridas cobertas de sangue no chão em frente à entrada.

    Após o suposto ataque, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou a Federação Russa de “crimes de guerra”.

    “Os ataques russos de hoje a um jardim de infância e um orfanato são crimes de guerra e violações do Estatuto de Roma”, tuitou Kuleba.

    “Juntamente com a Procuradoria Geral estamos coletando este e outros fatos, que enviaremos imediatamente para Haia. A responsabilidade é inevitável”, acrescentou.

    O orfanato também foi mencionado por Lyudmila Denisova, ombudsman da Verkhovna Rada para os Direitos Humanos.

    “Como resultado do pesado bombardeio de blindados de um orfanato na cidade de Vorzel, na região de Kiev, 51 crianças estão atualmente em risco de vida e saúde, três das quais com graves problemas de saúde e 15 bebês. Dois prédios da instituição foram danificados”, ela disse.

    Ataques em Bucha e Kharkiv

    Um vídeo apareceu no Facebook na sexta-feira mostrando um projétil atingindo o asfalto em uma estrada residencial.

    O usuário que o postou anexou uma foto do que sobrou do ataque dizendo “o fragmento está à nossa porta”.

    A CNN geolocalizou o vídeo em um endereço residencial em Bucha, um subúrbio de Kiev.

    Especialistas e analistas de código aberto estão debatendo se o foguete continha uma bomba de fragmentação com base nas imagens.

    Uma foto postada no Facebook mostrando o remanescente do que se suspeita ser uma munição cluster – a chamada “bomba de fragmentação”. / Elana Gulak / Facebook / Reprodução

    Mark Hiznay, diretor associado da divisão de armas da Human Rights Watch, disse à CNN que o projétil é uma munição de bomba de fragmentação.

    Ao se chocar contra o chão, a munição “vai impactar uma área ampla”, explicou Hiznay, e “enviará balas de 9 mm por todo o lugar”.

    Outro explosivo também caiu em uma área residencial em Kharkiv, uma cidade no nordeste da Ucrânia.

    Uma imagem que circulava nas redes sociais mostrava um grande projétil que havia atravessado uma faixa de pedestres. A CNN geolocalizou a imagem em Kharkiv.

    Hiznay identificou a arma como um motor para um foguete Smerch e disse que provavelmente não era mais perigoso.

    Prédio de apartamentos em Chuhuiv

    Um prédio de apartamentos na cidade oriental de Chuhuiv, nos arredores de Kharkiv, foi atingido em um ataque na quinta-feira que autoridades ucranianas atribuíram às forças russas.

    O Ministério da Defesa ucraniano listou Chuhuiv como um dos alvos dos intensos bombardeios e ataques no primeiro dia da ofensiva russa.

    Bombeiros chegam para apagar fogo em edifício de apartamentos em Chuhuiv no leste da Ucrânia. / Justin Yau/Sipa USA via Reuters – 24.fev.22

    A Maxar divulgou novas imagens de um aeroporto próximo que foi o provável alvo do ataque. Nas imagens, é possível ver danos em áreas de armazenamento de combustível e outras infraestruturas aeroportuárias.

    Agências de notícias como Agence France-Presse e Anadolu divulgaram imagens que mostravam um morador do prédio de apartamentos Chuhuiv chorando entre os destroços do ataque, uma velha enrolada em um cobertor sentada do lado de fora e bombeiros atendendo um incêndio dentro do prédio.

    Pelo menos uma vítima pode ser vista deitada no chão. As fotos também mostraram uma única grande cratera no solo que sugere o uso de um único míssil ou foguete para o ataque, disse a Anistia.

    A CNN geolocalizou o local do ataque.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original