Índia faz maior demolição da história do país após evacuar milhares de pessoas
Dois blocos de arranha-céus de 103 metros de altura devem ser implodidos neste domingo (28)
Autoridades indianas começaram a evacuar milhares de pessoas de suas casas no sábado (27) antes da demolição de dois arranha-céus de 40 andares em uma área residencial nos arredores de Nova Délhi, segundo autoridades e a mídia local.
Os dois blocos residenciais de 103 metros de altura foram implodidos neste domingo (28) em uma operação que durou entre 12 e 15 segundos – tornando-se as maiores estruturas já demolidas na Índia, afirmam as autoridades locais.
A Suprema Corte da Índia decidiu no ano passado que os construtores das duas torres violaram uma série de regras críticas de construção, ordenando que os prédios fossem demolidos.
Mais de 3.700 quilos de explosivos serão usados para demolir os prédios, conhecidos como Apex e Ceyane, localizados à beira de uma movimentada rodovia que liga o estado mais populoso da Índia, Uttar Pradesh, à capital Nova Délhi.
As torres foram cobertas com folhas de plástico branco enquanto a polícia se reunia ao redor da área e isolava as estradas arteriais em preparação para a operação, mostraram imagens da televisão local.
As pessoas que moram nas proximidades tiveram que ser evacuadas até o início de domingo e poderão retornar às suas casas cinco horas após a demolição ser concluída.
Apesar da construção ilegal desenfreada nas cidades da Índia, as demolições de grandes edifícios são raras, e os moradores que vivem perto do local disseram temer danos às suas propriedades pela força das explosões ou poluição do ar pela poeira.