Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Incêndios florestais forçam novas evacuações no Canadá

    Mais de 120 mil pessoas foram, pelo menos temporariamente, forçadas a deixar suas casas; fogo já queimou cerca de 3,3 milhões de hectares, 13 vezes superior à média dos últimos 10 anos

    Imagem de satélite mostra incêndio na província de Alberta; Canadá enfrenta seu ano mais difícil no combate ao fogo nas florestas
    Imagem de satélite mostra incêndio na província de Alberta; Canadá enfrenta seu ano mais difícil no combate ao fogo nas florestas Gallo Images/USGS/NASA Landsat data processed by Orbital Horizon

    Da Reuters Ottawa

    Bombeiros combateram centenas de incêndios florestais intensos no Canadá nesta quarta-feira (7), quando os piores incêndios florestais do início da temporada provocaram mais evacuações. Um manto de ar enfumaçado disparou alarmes de saúde em cidades dos Estados Unidos.

    Incêndios florestais são comuns nas províncias do oeste do Canadá, mas este ano as chamas cresceram rapidamente no leste do país, forçando evacuações de casas e o governo federal a enviar militares.

    Cerca de 3,3 milhões de hectares já queimaram – cerca de 13 vezes a média de 10 anos – e mais de 120 mil pessoas foram, pelo menos temporariamente, forçadas a deixar suas casas.

    Um início extraordinariamente precoce e intenso da temporada de incêndios florestais colocou o Canadá no caminho para seu pior ano de destruição por incêndios, já que as condições quentes e secas devem persistir por meses.

    O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, deve fornecer uma atualização sobre os incêndios florestais, de acordo com sua agenda para quarta-feira.

    Há incêndios em quase todas as províncias e territórios do Canadá, com Quebec entre os mais afetados. A província do leste, a segunda mais populosa do Canadá, teve até agora quatro vezes a média de 10 anos de incêndios florestais, com cerca de 149 incêndios ativos até quarta-feira.

    Moradores das cidades de Chibougamau e Ouje-Bougoumou, no norte de Quebec, receberam ordens de evacuação na noite de terça-feira, tornando-se o último grupo de pessoas na província a evacuar suas casas depois que milhares foram forçados a sair na semana passada.

    Na província vizinha de Ontário, a mais populosa do Canadá, a deterioração da qualidade do ar foi prevista esta semana em cidades como Ottawa e Toronto devido a nuvens de fumaça de incêndios florestais em Quebec.

    Ao sul da fronteira, mais de uma dúzia de estados dos EUA estavam sob alertas de qualidade do ar na quarta-feira, enquanto a fumaça de centenas de incêndios florestais no leste do Canadá flutuava para o sul, lançando uma palidez cinza opaca sobre o horizonte de Nova York e outras grandes cidades.

    (Reportagem de Ismail Shakil)