Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Incêndio florestal que ameaçava reserva natural perto de Atenas perde força

    Cerca de 200 bombeiros trabalham para conter as chamas em região montanhosa

    Angeliki KoutantouElias Marcouda Reuters , Atenas

    Um incêndio florestal em uma região montanhosa nas imediações da capital da Grécia perdeu força neste sábado (29), mas cerca de 200 bombeiros que ajudam os aviões-pipa ainda lutam para apagar as chamas, disseram autoridades.

    Fortes ventos, que ultrapassaram os 100 quilômetros por hora, dificultaram os trabalhos para conter o incêndio no Monte Parnitha, localizado cerca de 20 quilômetros ao norte de Atenas. O fogo ameaçava se espalhar para uma reserva natural.

    “O fogo não tem uma frente ativa, mas ainda temos muito trabalho a fazer, e trabalharemos a noite toda”, afirmou o ministro da Defesa Civil, Vassilis Kikilias, em comunicado transmitido pelas emissoras de televisão. Não há casas no caminho das chamas.

    Com o clima quente e o vento observado na maior parte do país, cerca de 50 incêndios florestais foram registrados neste sábado. Autoridades pediram para que as pessoas fiquem longe das regiões de mata. Segundo os meteorologistas, não há previsão de que os ventos diminuam antes do domingo.

    Incêndios florestais são comuns no país mediterrâneo, mas têm se tornado cada vez mais devastadores nos últimos anos, com verões mais quentes, secos e com ventos mais poderosos, algo que os cientistas dizem ser reflexo das mudanças climáticas.

    Depois dos mortais incêndios florestais do ano passado e o inverno mais quente da história, a Grécia desenvolveu uma nova programação, que inclui o envio de um caminhão de bombeiros extra para cada novo incêndio, acelerando o apoio aéreo e limpando florestas.

    Grande parte da reserva natural do Monte Parnitha, cheia de pinheiros e abetos, foi destruída por um grande incêndio em 2007.

    Tópicos