Incêndio florestal na Grécia destrói área maior que a cidade de Nova York
Após 11 dias, chamas já deixaram ao menos 20 pessoas mortas e destruiu vegetações e casas
Um incêndio florestal que já dura 11 dias no nordeste da Grécia destruiu uma área maior do que a cidade de Nova York, informou o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, apoiado pela União Europeia, nesta terça-feira (29).
Alimentado por ventos fortes e clima quente, o incêndio, que começou perto da cidade de Alexandrópolis, se espalhou rapidamente pela região de Evros, matando pelo menos 20 pessoas na semana passada.
Este é o incêndio mais letal da Europa neste verão, e transformou áreas de vegetação em terra arrasada e destruiu casas e meios de subsistência.
Em uma publicação nas redes sociais, o serviço Copernicus disse que o incêndio devastou pelo menos 808 km². A cidade de Nova York ocupa 778,2 km². O serviço afirmou na semana passada que o incêndio foi o maior em solo europeu em anos.
Todos os mortos, com exceção de um, seriam imigrantes irregulares que atravessaram da Turquia, fugindo da polícia na floresta. Autoridades temem que mais corpos possam ser encontrados quando as chamas forem apagadas, já que Evros é uma travessia popular para a UE para milhares de imigrantes e refugiados todos os anos.
Aeronaves e centenas de bombeiros em terra, inclusive de Sérvia, Eslováquia, República Tcheca e Albânia, estavam combatendo as chamas, informou o corpo de bombeiros.
As autoridades alertaram que os riscos do incêndio continuavam altos nesta terça-feira.
Incêndios florestais no verão são comuns na Grécia, mas o governo diz que as condições climáticas extremas, que os cientistas associam às mudanças climáticas, os tornaram piores este ano.
O incêndio mais letal já registrado na Grécia matou 104 pessoas nos arredores de Atenas, em 2018.