Ignorado por ministros ocidentais, russo Sergei Lavrov abandona reunião do G20
Ministros que participam do encontro se recusaram a tirar uma foto com o diplomata russo e decidiram ignorá-lo abertamente, segundo jornal alemão
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, abandonou a reunião do G20 depois de ter sido ignorado por parte dos ministros presentes no evento, de acordo com o jornal Der Spiegel.
Segundo a publicação, os ministros que participam do encontro, que acontece nesta sexta-feira (8) na Indonésia, se recusaram a tirar uma foto com o diplomata russo e decidiram ignorá-lo abertamente.
O jornal alemão acrescenta ainda que países que pertencem ao G7 não participaram de um jantar, como forma de protesto.
Putin fala sobre continuidade da guerra
O presidente russo, Vladimir Putin, emitiu na quinta-feira (7) um alerta para o Ocidente e a Ucrânia, dizendo que a guerra pode se arrastar até que “o último ucraniano fique de pé”.
“Hoje ouvimos que eles querem nos derrotar no campo de batalha. Bem, o que eu posso dizer? Deixe-os tentar”, disse Putin durante uma reunião com os chefes das facções do partido Duma, que foi ao ar na televisão estatal Russia-24.
“Ouvimos continuamente que o Ocidente está pronto para lutar conosco até que o último ucraniano fique de pé. Isso é uma tragédia para o povo ucraniano. No entanto, parece que tudo está caminhando para isso”, disse ele.
Ucrânia não vai desistir de território, diz Zelensky à CNN
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse a Wolf Blitzer, da CNN, na quinta-feira (7), que a Ucrânia não está disposta a ceder nenhuma de suas terras à Rússia, mantendo-se firme que uma concessão de território ucraniano não fará parte de nenhuma negociação diplomática para acabar com a guerra.
“Os ucranianos não estão prontos para doar suas terras, para aceitar que esses territórios pertencem à Rússia. Esta é a nossa terra”, disse Zelensky em uma entrevista exclusiva transmitida na quinta-feira no “The Situation Room” da CNN.
“Sempre falamos sobre isso e pretendemos provar isso”, acrescentou.
(Com informações de Uliana Pavlova e Jeremy Herb, da CNN)