Houve escalada na guerra na Ucrânia, com aumento de ataques, avalia professor
À CNN Rádio, Lucas Carlos Lima analisa que a Ucrânia tem conseguido dar uma resposta mais robusta com os armamentos que chegaram de países ocidentais
Houve escalada na Guerra da Ucrânia e nos discursos, com aumento de ataques, nos últimos dias. Esta é a avaliação do professor de direito internacional da Universidade Federal de Minas Gerais, Lucas Carlos Lima.
Em entrevista à CNN Rádio, ele afirmou que a “Ucrânia tem conseguido reagir de maneira mais intensa com armamentos ocidentais que estão chegando, com os estados da Otan oferecendo não somente suporte humanitário, mas também militar.”
Isso causou, para o especialista, a fala do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, sobre a possibilidade de uma 3ª Guerra Mundial. “A doutrina russa é que as armas nucleares serão utilizadas se houver ameaça a eles. Se isso é uma bravata ou não, ficará claro nos próximos dias.”
“Por outro lado, temos tentativas de apaziguamento, como enviar o secretário-geral da ONU, António Guterres, para encontro com o Putin, para que se chegue numa tentativa de acordo”, ponderou.
A interrupção do fornecimento de gás à Bulgária e à Polônia por não pagaram pelo combustível em rublos, para o professor, trará impacto na economia dos países europeus.
“O efeito mais óbvio é o aumento do preço da energia, que também causa o aumento do custo da produção, e faz com que o lucro e o poder de compra sejam diminuídos, a economia vai ser espremida enquanto durarem as sanções.”
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”750714″ title_galeria=”Soldados ucranianos se preparam contra russos na linha de frente do Donbass”/]