Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Houthis ameaçam destruir qualquer navio com destino a Israel

    Grupo armado do Iêmen afirma que destruição de embarcações é motivada por solidariedade aos palestinos

    Soldados da milícia Houthi, apoiada pelo Irã, participam de uma manifestação contra os EUA e Israel
    Soldados da milícia Houthi, apoiada pelo Irã, participam de uma manifestação contra os EUA e Israel Osamah Yahya/picture alliance via Getty Images

    Nayera Abdallahda Reuters

    Todos os navios que se dirigem para portos israelenses serão alvo dos Houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, e não apenas na região do Mar Vermelho, disse Abdulmalik al-Houthi, líder do grupo, num discurso televisionado nesta quinta-feira (16).

    O grupo ameaçou estender os seus ataques aos navios que se dirigem aos portos israelenses até ao Mar Mediterrâneo, no que dizem ser uma campanha de solidariedade com os palestinos durante a guerra de Israel contra o Hamas, na Faixa de Gaza.

    Al-Houthi pediu que China, Rússia, além de países asiáticos e europeus não transportem mercadorias para os portos israelenses.

    Os Houthis disseram anteriormente que os seus principais alvos são Israel e os seus aliados, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha.

    “Todos devem parar de transportar para os portos palestinos ocupados… É do interesse de todas as empresas parar de transportar para o inimigo israelense em direção ao Mar Mediterrâneo ou em qualquer direção”, disse al-Houthi.

    Os ataques Houthis aumentaram o custo dos transportes marítimos e dos seguros, ao perturbarem uma importante rota comercial entre a Ásia e a Europa, forçando as empresas de transporte marítimo a redirecionarem suas viagens para rotas mais longas e mais caras ao redor do continente africano.