Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Hospital alemão encontra indícios de que líder da oposição russa foi envenenado

    Alexei Navalny é rival do presidente da Rússia, Vladimir Putin

    Fabrício Julião Filho*

    da CNN

    O hospital alemão Charité divulgou um comunicado, nesta segunda-feira (24), em que revela que encontrou indícios de envenenamento em Alexei Navalny, líder da oposição contra Putin na Rússia. Ele teve um mal súbito na útlima quinta-feira (20), quando seus aliados imediatamente suspeitaram de um possível envenenamento por parte do Kremlin. 

    Após a realização de exames, a equipe médica constatou substâncias relacionadas ao efeito de veneno. “Achados clínicos indicam intoxicação por uma substância do grupo dos inibidores da colinesterase. A substância específica envolvida permanece desconhecida e uma nova série de testes abrangentes foi iniciada. O efeito do veneno – ou seja, a inibição da colinesterase no corpo – foi confirmado por vários testes em laboratórios independentes”, informou o hospital.

    Em nota, os médicos alemães disseram que ele permanece em coma. Sua condição é grave, mas não há risco de morte. O hospital afirmou que Navalny está sendo tratado com o antídoto atropina.

    Os inibidores de colinesterase são medicamentos que aumentam a comunicação entre as células nervosas no cérebro. São usadas para melhorar ou estabilizar temporariamente os sintomas de pessoas com demência.

    Alexei Navalny
    Alexei Navalny
    Foto: Instagram/ Reprodução

    Vômito, dores musculares, enxaquecas e alucinações são efeitos colaterais comuns do uso dessa medicação. Alguns pesticidas químicos usam a inibição de colinesterase para matar insetos, e a substância pode ser tóxica para seres humanos em determinadas situações.

    Alexei Navalny passou mal em voo com destino a Moscou, na quinta-feira (20). A aeronave teve de realizar um pouso de emergência para que o opositor fosse atendido. Ele imediatamente foi internado com suspeitas de ter sido envenenado – narrativa endossada por seus apoiadores. “Presumimos que Alexei foi envenenado com algo misturado ao chá. Foi a única coisa que ele bebeu pela manhã”, disse a porta-voz de Alexei, Kira Yarmysh, na ocasião.

    Leia também:
    Rússia pretende produzir 6 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 por mês
    NSA e FBI expõem ferramenta hacker e acusam Rússia em relatório

    Navalny foi transferido para o hospital alemão no fim de semana, após insistência de seus apoiadores e sua esposa. Segundo o Charité, o paciente está sendo tratado com o antídoto atropina. “O prognóstico de Alexei Navalny permanece obscuro. A possibilidade de efeitos a longo prazo, particularmente aqueles que afetam o sistema nervoso, não pode ser excluída”, avaliou o hospital, em nota.

    Os médicos responsáveis pelo tratamento permanecem em contato com a esposa de Navalny, que permitiu que os detalhes do estado de saúde do marido fossem divulgados. 

    (*sob supervisão de Giovanna Bronze. Com Reuters)