Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Homem se declara culpado por ameaça de morte à rainha Elizabeth II em 2021

    Jaswant Singh Chail, que invadiu o Castelo de Windsor com uma besta carregada em 2021, admitiu os crimes nesta sexta-feira (3)

    Elizabeth, que morreu em setembro de 2022, estava no Castelo de Windsor no dia da invasão
    Elizabeth, que morreu em setembro de 2022, estava no Castelo de Windsor no dia da invasão Chris Jackson - WPA Pool/Getty Images

    Sam Tobinda Reuters

    em Londres

    Um homem preso no Castelo de Windsor, residência da rainha Elizabeth II, com uma besta carregada se declarou culpado em um tribunal de Londres nesta sexta-feira (3) por um delito sob a Lei de Traição e por ameaçar matar a monarca.

    Jaswant Singh Chail, 21, admitiu os crimes em Old Bailey, em Londres, depois de ser preso no terreno do castelo a Oeste de Londres no dia de Natal de 2021.

    Elizabeth, que morreu em setembro do ano passado, estava no castelo no dia da invasão com seu filho e agora rei Charles III e outros familiares próximos.

    Chail passou meses planejando o ataque, disseram os promotores em uma audiência anterior. Ao ser abordado por um oficial de proteção, Chail disse: “Estou aqui para matar a rainha”.

    Ele apareceu na audiência desta sexta-feira no tribunal de Old Bailey, em Londres, via videolink vestindo uma jaqueta preta e falou apenas para confirmar seu nome e declarar-se culpado das três acusações.

    O juiz Jeremy Baker afirmou que sentenciaria Chail em 31 de março e o tribunal ordenou que relatórios médicos fossem preparados.

    Em 1981, Marcus Sarjaent foi condenado a cinco anos de prisão sob a Lei da Traição depois de se declarar culpado de disparar tiros de festim contra a rainha durante o desfile anual “Trooping the Colour” no centro de Londres.

    (Edição: William James e Michael Holden)