Helicóptero cai em telhado de hotel na Austrália e mata piloto; hóspedes são evacuados
A polícia australiana investiga um possível uso não autorizado da aeronave da Nautilus Aviation
Um helicóptero caiu no telhado de um hotel à beira-mar em Cairns, na Austrália, nas primeiras horas desta segunda-feira (12), matando o piloto, segundo disseram autoridades.
Um vídeo mostra chamas e fumaça subindo no céu após a colisão da aeronave.
Centenas de hóspedes e funcionários do luxuoso DoubleTree by Hilton Hotel foram evacuados para a rua depois que o helicóptero caiu no prédio perto de Cairns Esplanade, um calçadão à beira-mar popular entre os viajantes na cidade do norte de Queensland.
A polícia disse que o helicóptero havia sido retirado do hangar para um “voo não autorizado”, mas não deu mais detalhes. A pare foi isolada na movimentada faixa turística, e a empresa de fretamento Nautilus Aviation disse que estava trabalhando com as autoridades.
A testemunha Veronica Knight, que estava visitando Cairns vindo de Sydney, estava sentada na esplanada, falando ao telefone depois da meia-noite, quando viu um helicóptero voando muito baixo sobre a água.
Estava indo “a toda velocidade”, ela disse à CNN. Ele desapareceu de sua vista por alguns minutos, e ela começou a andar para casa antes de ver o helicóptero voando de volta.
Quando ela pegou seu telefone para filmar, o helicóptero desviou e foi direto para os prédios bem iluminados próximos.
Segundos depois, o helicóptero atingiu o telhado do hotel.
A polícia disse em um comunicado que recebeu relatos à 1h50 da manhã (horário local) do acidente, que causou um incêndio no topo do prédio. O hotel foi evacuado e ninguém ficou ferido, disse a polícia – embora Knight tenha acrescentado que os hóspedes “pareciam atordoados” ao deixarem o prédio.
Seus vídeos mostram o brilho alaranjado das chamas e da fumaça saindo do topo do hotel, enquanto sirenes soam à distância.
O piloto – e único ocupante do helicóptero – foi declarado morto no local, disse a polícia.
Knight disse que o helicóptero passou por cima de árvores e outro prédio mais alto antes de atingir o telhado do hotel de sete andares.
“[O piloto] saberia que aqueles prédios estavam lá”, disse Knight. “O estranho é que ele passou direto por um prédio alto ali perto, e passou direto pelo alto e pegou um mais baixo.”
Em uma declaração à CNN, o DoubleTree by Hilton Cairns disse que todos os seus hóspedes — 421 adultos e 50 crianças, além de dois funcionários — foram evacuados com segurança, e o hotel estava providenciando acomodações alternativas para os hóspedes na noite de segunda-feira. Ele está trabalhando com as autoridades na investigação, disse.
A polícia declarou uma zona de exclusão na área, pedindo ao público que fique longe.
Outros investigadores incluem a unidade forense de acidentes e o Australian Transport Safety Bureau (ATSB), que enviou uma equipe ao local do acidente nesta segunda-feira para reunir evidências e conduzir entrevistas.
O departamento pediu que testemunhas com fotos ou vídeos do helicóptero entrassem em contato com as autoridades por meio do site do ATSB.
(Com informações de Hilary Whiteman e Jessie Yeung, da CNN)