Harry e Meghan não farão aparição na varanda com a família real no Jubileu de Platina da Rainha
Príncipe Andrew, que passou por um julgamento por abuso sexual, também não compartilhará o momento com a realeza
Harry e Meghan, duque e duquesa de Sussex, irão viajar para o Reino Unido com seus filhos para o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II no próximo mês – mas o casal, juntamente com o príncipe Andrew, não foi convidado para juntar-se à monarca na varanda do Palácio de Buckingham.
Os planos foram anunciados para o aguardado jubileu na sexta-feira (6). Harry e Meghan confirmaram momentos depois que estarão presentes nas festividades, dando à Rainha a primeira oportunidade de conhecer sua neta Lilibet.
“Príncipe Harry e Meghan, o duque e a duquesa de Sussex, estão animados e honrados em comparecer às comemorações do Jubileu de Platina da Rainha em junho, com seus filhos”, disse um porta-voz do casal à CNN.
Horas antes, a CNN compareceu a uma atualização para a imprensa no palácio na sexta-feira, para ouvir todos os detalhes sobre o jubileu. A festa é aguardada ansiosamente por fãs da família real em todo o mundo, mas ainda não se sabia o cenário completo até o momento.
Confira o que se sabe sobre as festividades do Jubileu de Platina:
- Harry, Meghan e o príncipe Andrew não estarão na varanda
Diversos membros da família real farão uma aparição na famosa varanda do Palácio de Buckingham durante o desfile que iniciará as celebrações na manhã de quinta-feira, 2 de junho, mas somente os membros da realeza que estão cumprindo deveres oficiais serão incluídos.
Isso significa que o príncipe Harry e Meghan, duquesa de Sussex, não estarão presentes. O casal separou-se da família em 2020, em não cumprem deveres reais.
A regra também elimina o príncipe Andrew da aparição, que teve seus deveres reais e seu título de Sua Alteza Real (His Royal Highness, também referido como HRH) retirados após a repercussão de um processo de abuso sexual contra ele. Andrew concluiu o processo fora dos tribunais neste ano, mas sua longa associação com o pedófilo condenado Jeffrey Epstein manchou sua reputação, e seu envolvimento nas festividades gerou perguntas embaraçosas para os organizadores.
A Rainha será acompanhada por seus três outros filhos, Charles, Edward e Anne, disse o porta-voz. O príncipe William e Kate também devem aparecer com seus filhos, além de outros parentes da monarca.
Isso não significa que Harry, Meghan ou Andrew não estarão envolvidos nas festividades de forma alguma. A família é geralmente convidada para missas, como a programada para a Catedral St. Paul na sexta-feira (3 de junho).
- A presença da Rainha não foi confirmada
Sua Majestade está “ansiosa” para o final de semana e planeja fazer parte das celebrações, mas “sua presença não será confirmada até uma data muito mais próxima do dia em si”, disse uma fonte próxima à realeza para a CNN.
A monarca de 96 anos tem sofrido com problemas de mobilidade nas últimas semanas, e foi forçada a faltar em diversas aparições públicas, incluindo as festas no jardim do Palácio de Buckingham neste mês.
Pode ser que sua família a represente novamente, como vem fazendo durante os recentes compromissos. Não ter um vislumbre da monarca pode decepcionar alguns dos fãs presentes, mas a rainha nonagenária está reduzindo sua agenda.
- Uma festa no palácio
Já sabíamos que um concerto estava planejado para a área externa do Palácio de Buckingham, seguindo a tradição do jubileu de receber algumas grandes estrelas da música em um palco impressionante perto do prédio.
Mas agora sabemos como será esse palco – e será surpreendente.
A BBC divulgou uma previsão da montagem. Também foi anunciado que 22 mil pessoas poderão comparecer. Isso inclui 5 mil ingressos reservados para trabalhadores essenciais.
Dez anos atrás, a rainha assistiu de um camarote real e fez uma aparição no palco enquanto estrelas como Paul McCartney, Elton John e Stevie Wonder cantavam para a monarca.
Ainda não sabemos quem se apresentará desta vez.
- Um sobrevoo, um passeio de carruagem dourada e um dia nas corridas
Muito mais está planejado para o fim de semana de quatro dias. Foi confirmado que um sobrevoo da Royal Air Force ocorrerá enquanto a realeza acena para os apoiadores na varanda do Palácio de Buckingham, um clímax adequado para o desfile de inauguração.
Depois, no sábado, o hipódromo de Epsom sediará a 243ª edição de sua famosa corrida de cavalos, o Derby. A Rainha, ela própria uma criadora de cavalos, tem sido uma espectadora regular no evento e já apresentou o famoso troféu no passado.
No domingo, as ruas do Reino Unido farão seus próprios almoços de jubileu. O palácio disse que 60.000 pessoas se registraram até agora.
E de volta a Londres, o fim de semana será coroado com o Concurso do Jubileu de Platina no domingo. Ele marcará o reaparecimento da carruagem Gold State, que tem sido usada em grandes eventos reais desde que foi construída em 1762.
A rainha andou na carruagem durante seus jubileus em 1977 e 2002, mas desta vez ela não estará dentro – em vez disso, filmagens da monarca durante sua coroação em 1952 serão exibidas nas janelas.