Hamas: Alegações de Israel sobre túnel em hospital são “mentiras infundadas”
Grupo palestino disse que acusação é "cenário ridículo"
O gabinete da mídia administrada pelo Hamas negou nesta quinta-feira (16) estar usando o Hospital Al-Shifa como centro de comando e controle – chamando as alegações israelenses de “mentiras infundadas”.
O Hamas acusou Israel de fornecer “cenários falsos, narrativas fabricadas e informações distorcidas sobre o Complexo Médico Al-Shifa”, numa declaração escrita.
Na manhã desta quinta-feira, o exército israelense divulgou um vídeo para respaldar a afirmação de que teria descoberto um túnel nas dependências do principal hospital de Gaza.
O vídeo mostrou o que parecia ser um buraco no chão cercado por solo arenoso exposto, pedaços de metal quebrados e concreto espalhados ao redor, a uma curta distância de um prédio hospitalar.
Chamando a alegação do túnel de “cenário ridículo”, o Hamas disse que tudo era “parte de uma campanha contínua de incitamento e engano que tem sido promovida há anos” para justificar as guerras de Israel contra Gaza. “É uma tentativa fracassada de escapar de futuras responsabilizações e perseguições legais”, disse o comunicado.
A declaração acrescenta que o Ministério da Saúde palestino “solicitou repetidamente, dezenas de vezes, a todas as instituições, organizações, organismos internacionais e partes relevantes, a formação de equipes técnicas para visitar e inspecionar todos os hospitais, a fim de refutar a narrativa de falso incentivo”.