Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Guerra de Israel: O que é a solução de Dois Estados?

    Objetivo da comunidade internacional para Israel e Palestina está estagnado há anos

    Bandeiras da Palestina e de Israel
    Bandeiras da Palestina e de Israel Getty Images

    Lauren Said-MoorhouseAditi Sangalda CNN

    A ideia da solução de dois Estados parece bastante simples – um Estado israelense e um Estado palestino, existindo lado a lado em paz.

    Esse tem sido o objetivo da comunidade internacional há décadas, desde o Plano de Partição da ONU de 1947, e muitas nações dizem que é a única forma de sair do conflito. Mas o progresso na consecução do objetivo não foi nada fácil e estagnou nos últimos anos.

    Os dois lados não conseguiram chegar a um acordo sobre várias questões fundamentais para a solução. Ambos reivindicam partes, senão toda, da cidade santa de Jerusalém como sua capital.

    Eles discutem onde traçar fronteiras e continuam a entrar em conflito sobre os colonatos israelitas em território ocupado. Além disso, o que acontece aos refugiados palestinos que fugiram do que hoje é Israel após a guerra de 1948 é um ponto de discórdia.

    As Nações Unidas estimam que existam 5,9 milhões de refugiados palestinos no mundo. Reconheceria uma linha de demarcação de 1967 conhecida como Linha Verde para dividir terras palestinas e israelenses, sujeita a permutas de terras com base em negociações, e dividiria Jerusalém entre os dois estados.

    VÍDEO – Disputa Israel x Palestina: professor explica as origens do conflito por território

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original