Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Grupo de oposição na Argentina quer impeachment do presidente Alberto Fernández

    Presidente é criticado por ter participado de uma festa durante o lockdown determinado por seu próprio governo em todo o país

    Da CNN, em São Paulo

    Na Argentina, deputados da oposição querem o impeachment do presidente Alberto Fernández, após ele ter promovido uma festa de aniversário durante o lockdown decretado por seu próprio governo.

    A foto do evento ganhou destaque nas páginas dos principais jornais do país: Clarín e La Nación. Alberto Fernández aparece na foto ao lado de outras 10 pessoas, além de uma criança.

    Eles comemoravam, na residência oficial, o aniversário da primeira dama, Fabiola Yánez. O registro é de 14 de julho de 2020, época em que o país havia decretado lockdown e impedia reuniões como essa.

    Jornal Argentino
    O presidente da Argentina, Alberto Fernández (à esquerda), posa com convidados durante a festa de aniversário de sua esposa, Fabiola Yáñez (a terceira a partir da esquerda), em 14 de julho de 2020.
    Foto: CNN / Reprodução

    O chefe de gabinete do governo argentino, Santiago Cafiero, reconheceu que houve descuido. Segundo ele, a residência oficial funcionava como centro de operações durante aquele período, mas admitiu que em uma ocasião houve um evento social que não deveria ter acontecido.

    O grupo de oposição, que pede o impeachment, acusa Fernández de ter violado as regras de quarentena que tinha o objetivo de controlar o novo coronavírus.

    A Argentina foi um dos primeiros países na América do Sul a começar a campanha de vacinação contra a Covid-19, mas a falta de vacinas faz com que a imunização da população siga lenta.

    Somente 20% dos argentinos estão completamente imunizados. Com a falta da Sputnik V para aplicar a segunda dose, o governo decidiu usar a Moderna ou a AstraZeneca para completar o ciclo vacinal.

    Presidente da Argentina, Alberto Fernández (14-08-2021)
    Presidente da Argentina, Alberto Fernández (14-08-2021)
    Foto: CNN / Reprodução

    (Publicado por Daniel Fernandes)

    Tópicos