Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Grão-mestre de xadrez Karjakin é suspenso por 6 meses por comentários pró-Rússia

    Sergey Karjakin foi banido das competições pela Federação Internacional de Xadrez

    Dhruv Munjalda Reuters

    O grão-mestre russo Sergey Karjakin foi banido das competições por seis meses por causa de seu apoio à invasão russa da Ucrânia, informou a Federação Internacional de Xadrez (Fide), nesta segunda-feira (21).

    Karjakin, de 32 anos, que desafiou Magnus Carlsen pelo título mundial em 2016, defendeu as ações de seu país nas redes sociais nas últimas semanas, atraindo intensas críticas do mundo do xadrez.

    “Sergey Karjakin é considerado culpado de violação do artigo 2.2.10 do Código de Ética da Fide e é sancionado com uma proibição mundial de seis meses de participar como jogador em qualquer competição de xadrez classificada pela Fide, com efeito a partir da data desta decisão, 21 de março de 2022”, disse o órgão governante em um comunicado.

    “As declarações de Sergey Karjakin sobre o conflito militar em curso na Ucrânia levaram a um número considerável de reações nas mídias sociais e em outros lugares, em grande parte negativas em relação às opiniões expressas”.

    Karjakin, que nasceu na Crimeia e representou a Ucrânia até 2009, disse: “Uma decisão esperada, mas não menos vergonhosa da Fide. Todas as seleções esportivas foram pisoteadas, o princípio básico de que o esporte está fora da política foi pisoteado.”

    A proibição coloca a participação de Karjakin no Torneio de Candidatos, que começa em 16 de junho, em dúvida. Ele pode recorrer da decisão no prazo de 21 dias.

    “Fiz a seleção mais difícil na Copa do Mundo no Torneio de Candidatos. Vencer isso me colocaria em uma partida pelo campeonato mundial. Infelizmente, a Fide se envergonhou, não eu”, acrescentou Karjakin no Telegram.

    “E o mais importante, em primeiro lugar, sou um patriota do meu país e apenas em segundo lugar, sou um atleta. Se eu pensasse na situação em que apoiei o presidente da Rússia, o povo e o exército, teria feito o mesmo. Não me arrependo de nada.”

    Outro grande mestre russo, Sergei Shipov, não foi sancionado por seus comentários pró-Rússia porque a Fide decidiu que eles eram de “caráter ligeiramente diferente e menos provocativos do que os feitos por Karjakin “.

    A Fide anteriormente retirou os anfitriões da Olimpíada de Xadrez e do Congresso da Fide no final deste ano e proibiu jogadores russos e bielorrussos de competir em torneios sob suas respectivas bandeiras.

    A Belarus tem sido uma área chave para as tropas russas.

     

    Tópicos