Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo não deve “se intrometer” em decisões sobre fertilidade das mulheres, diz Nikki Haley

    Pré-candidata do partido Republicano ressaltou que acredita que “embriões são bebês”; ela utilizou fertilização in vitro para ter filho

    Nikki Haley faz campanha na Carolina do Sul
    Nikki Haley faz campanha na Carolina do Sul 2/2/2024 REUTERS/Shannon Stapleton

    Lauren Koenigda CNN

    A ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley reforçou que acredita que “embriões são bebês”, mas disse “isso não significa que todo mundo tenha que pensar que embriões são bebês”.

    “Sempre queremos que as opções de fertilidade estejam disponíveis para os pais enquanto eles estão tentando ter seus próprios filhos”, destacou a pré-candidata republicana, que usou fertilização in vitro para ter um filho, à Fox News neste sábado (24).

    “Qualquer decisão tomada com os embriões precisa ser entre os pais e o médico, ponto final”, comentou, acrescentando que o governo não deveria “se intrometer” nessas conversas.

    Uma decisão da Suprema Corte do Alabama desta semana levou a questão da fertilização in vitro para a campanha presidencial de 2024.

    Na decisão inédita, o tribunal afirmou que os embriões congelados são crianças – e aqueles que os destroem podem ser responsabilizados por homicídio culposo. A decisão pode ter impactos profundos no funcionamento da indústria da fertilidade no Alabama, alertaram os críticos.

    O ex-presidente Donald Trump também disse na sexta-feira (23) que apoia o acesso das mulheres à fertilização in vitro e que os legisladores estaduais devem “agir rapidamente para encontrar uma solução imediata” para manter o procedimento disponível no Alabama.

    *Christina Maxouris, da CNN, contribuiu para esta notícia