Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo dos EUA afirma que Irã tem capacidade para fabricar bomba nuclear em menos de duas semanas

    Relatório do Departamento de Estado qualificou o país como uma "ameaça persistente"

    Bandeira do Irã hasteada próximo a esforços militares
    Bandeira do Irã hasteada próximo a esforços militares Foto: Reuters

    Gabriel Fernedada CNN

    São Paulo

    O governo dos Estados Unidos afirmou, na última quinta-feira (28), que o Irã tem capacidade para fabricar uma bomba nuclear em menos de duas semanas.

    Em um relatório denominado “Estratégia para enfrentar armas de destruição em massa”, o Departamento de Estado dos EUA qualificou o Irã como uma “ameaça persistente”.

    “Se avalia que o Irã não está prosseguindo com um programa de armas nucleares desta vez, mas tem capacidade para produzir material suficiente para um dispositivo nuclear em menos de duas semanas”, afirmou um trecho do relatório.

    Além disso, o governo americano afirmou que o país asiático não está cumprindo suas obrigações da Convenção sobre Armas Químicas (CWC, na sigla em inglês).

    Aliança para conter o Irã

    Em julho deste ano, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, trataram, por telefone, da união de esforços para conter a expansão militar do Irã.

    De acordo com uma nota oficial da Casa Branca na época, Biden e Netanyahu discutiram uma “estreita coordenação para conter o Irã, inclusive por meio de exercícios militares conjuntos regulares e contínuos”.

    “Eles observaram que a parceria EUA-Israel continua sendo uma pedra angular na prevenção de o Irã adquirir uma arma nuclear”, dizia o comunicado.

    Veja também: EUA e Irã fazem troca histórica de prisioneiros

    (Com informações de Fábio Mendes, da CNN, em São Paulo)