Governo do México diz que começará a vacinação contra o Covid-19 na quinta-feira
As primeiras doses da vacina serão usadas para imunizar os profissionais de saúde, em seguida idosos e pessoas com doenças crônicas
O governo do México disse que começará a vacinação contra Covid-19 na quinta-feira (24). Os profissionais de saúde serão os primeiros a serem vacinados, após a chegada de um lote de doses em um país que luta contra um aumento de infecções. Idosos e pessoas com doenças crônicas devem ser os próximos na fila para receber as vacinas contra o coronavírus.
“Amanhã vamos vacinar”, disse o presidente Andres Manuel Lopez Obrador em uma entrevista coletiva regular do governo.
Leia e assista também:
Mundo tem recorde de novas mortes de Covid-19
Parece que todo mundo perdeu o medo da doença, diz infectologista
As vacinações começarão nos hospitais da Cidade do México e da cidade de Saltillo, no norte do país, disse o presidente, falando pouco antes de as primeiras vacinas da Pfizer serem enviadas da Bélgica para a capital.
Lopez Obrador disse que pressionará para que a vacina seja usada em outras áreas, já que as autoridades buscam chegar aos funcionários de quase 1.000 hospitais que tratam de pacientes com coronavírus em todo o país.
O México colocou a densamente povoada capital e dois estados em semi-lockdown para tentar prevenir a propagação do vírus, ao mesmo tempo instando os residentes a evitar reuniões de feriado. O país registrou um total de 1.338.426 casos e 119.495 mortes.
O México se tornou o quarto país do mundo a aprovar o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech, após obter autorização da agência reguladora Cofepris, informou um funcionário do departamento de Saúde do país na sexta-feira (11).
A vacina será a primeira chegar ao México. O lote será guardado pelas Forças Armadas em local equipado para armazenamento e conservação, disse López Obrador.
(Reportagem de Daina Beth Solomon e Anthony Esposito Edição de Dave Graham e Barbara Lewis)