Governo britânico paga metade da conta para estimular público em restaurantes
Esquema faz parte de um plano das autoridades britânicas para estimular a economia do país, afetada pela pandemia do novo coronavírus
Eat Out to Help Out , ou Coma fora pra ajudar, é o nome do programa do governo do Reino Unido que começou a valer hoje. Durante o mês de agosto, todas as segundas, terças e quartas-feiras, quem comer fora só vai pagar metade da conta. O esquema faz parte de um plano das autoridades britânicas para estimular a economia do país, duramente atingida pela pandemia do novo coronavírus.
Leia mais:
Reino Unido adia fase de suspensão da quarentena por alta de casos de Covid-19
De acordo com uma pesquisa recente, metade da população afirma que ainda se sente insegura de sair de casa para comer. As autoridades esperam que o desconto seja um incentivo extra para que os britânicos voltem a frequentar os restaurantes.
Sob o esquema, o cliente só paga 50% da conta e o governo cobrirá a outra metade, com um limite no valor de 10 libras por pessoa.
Para exemplificar, uma conta de 80 libras para uma família de 4 pessoas será reduzida a apenas 40 libras, uma diferença equivalente a quase a R$ 280.
O desconto também se aplica a refrigerantes, sucos e cafés, mas não cobre bebidas alcoólicas.
Restaurantes, pubs, bares, lanchonetes e cafeterias precisam apenas se registrar no site do governo. De acordo com autoridades britânicas, cerca de 72 mil estabelecimentos – desde empresas independentes até grandes redes – já se inscreveram na promoção.