Governo americano vai investigar eventuais falhas em prédio que desabou
Seis cientistas e engenheiros de instituto que ganhou projeção depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001 vão estudar potenciais falhas estruturais
O governo federal americano está enviando uma equipe de especialistas para Surfside, Flórida, para checar se o colapso do prédio na quinta-feira (24) deve gerar uma investigação maior que pode impactar os códigos de construção em todo o país.
Seis cientistas e engenheiros estão sendo enviados do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST, na sigla em inglês). Após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos, a agência governamental pouco conhecida foi autorizada a estudar as falhas estruturais de edifícios e sugerir mudanças abrangentes nos códigos de construção, resposta a incêndio e comunicações de emergência.
A porta-voz do NIST, Jennifer Huergo, enfatizou que, embora esta equipe esteja apenas procurando determinar se uma investigação será recomendada e não a causa do colapso, tem também poder de intimação e reunirá informações de construção que podem ser úteis se uma investigação federal completa for considerada necessária.
“Se uma investigação ou estudo completo for conduzida”, disse a agência em um comunicado, “seu objetivo final seria determinar a causa técnica do colapso e, se indicado, recomendar mudanças nos códigos de construção, padrões e práticas, ou outros ações apropriadas para melhorar a segurança estrutural dos edifícios. ”
A equipe não vai interferir na busca de 159 pessoas que, segundo autoridades locais, ainda não foram encontradas, disse o comunicado.