Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Giorgia Meloni recebe Zelensky na cúpula no G7, na Itália

    Presidente ucraniano é o único chefe de Estado não pertencente ao grupo presente nesta quinta-feira (13)

    Cristiano CorvinoMatteo NegriFabiano Franchittida Reuters

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou nesta quinta-feira (13) a Borgo Egnazia, na região de Puglia, no sul da Itália, para participar da cúpula dos líderes do G7.

    Com as crises internacionais no topo da agenda da presidência italiana, Zelensiy participou na primeira de duas sessões dedicadas ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia marcadas para esta quinta.

    No período que antecedeu a cúpula, diplomatas disseram que tinha sido fechado um acordo de princípio sobre planos para conceder 50 bilhões de dólares em empréstimos à Ucrânia, utilizando juros de ativos soberanos russos congelados depois de Moscou ter lançado a invasão ao território ucraniano em 2022.

    Após as negociações, Zelensky também deverá assinar um novo acordo de segurança de longo prazo com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

    O presidente ucraniano é o único chefe de Estado não pertencente ao G7 presente nesta quinta-feira, enquanto vários outros líderes globais chegarão a Puglia na sexta-feira (14) para participar na sessão de divulgação dedicada à África, ao Mediterrâneo, à inteligência artificial e à energia.

    A lista de convidados invulgarmente longa reflete o desejo da Itália de expandir os horizontes do G7, um clube de democracias ricas que inclui os Estados Unidos, o Reino Unido, o Canadá, a França, a Alemanha, a Itália, o Japão e a União Europeia.

    Tópicos