George Santos desafia Congresso dos EUA a votar pela sua expulsão do partido
Deputado americano filho de brasileiros enfrenta acusações de fraude e lavagem de dinheiro, entre outras violações
George Santos, deputado americano pelo partido Republicano, desafiou os paralamentares dos Estados Unidos nesta quinta-feira (30), antes de uma votação marcada para esta sexta-feira (1), que poderá expulsá-lo do Congresso.
Aos 35 anos, Santos, que cumpre o primeiro mandato no cargo e está há menos de um ano no Congresso, enfrenta acusações criminais de financiamento de campanha e admitiu ter mentido a respeito de grande parte de sua biografia.
Em uma sessão extraordinária para debater o caso, três repuplicanos se juntaram à defesa do deputado filho de brasileiros e argumentaram contra a expulsão de Santos por motivos processuais. Oito democratas e republicanos pediram sua destituição.
Essa não é a primeira vez que os deputados votam pela expulsão de George Santos. No início de novembro, ele sobreviveu à expulsão, mas a expectativa é que a permanência do deputado no cargo seja mais desafiada.
Uma investigação bipartidária do Congresso divulgada após a primeira votação trouxe provas de que ele teria gasto dinheiro de campanha em procedimentos estéticos como botox, produtos de marcas de luxo como Hermes e para uso no OnlyFans, uma plataforma online conhecida por conteúdo sexual.