Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gaza está perto de um apagão total de internet, dizem empresas locais

    Região sofreu nesta sexta-feira (27) dia mais intenso de bombardeios desde início do conflito

    Vista de Gaza após um ataque israelense: região está perto de ficar sem conexão à internet
    Vista de Gaza após um ataque israelense: região está perto de ficar sem conexão à internet 25/10/2023REUTERS/Yasser Qudih

    Amy O'Krukda CNN

    Gaza está próxima de um apagão total de conexão de internet. A região sofreu nesta sexta-feira (27) a pior perda de conectividade desde o início dos ataques terroristas do Hamas a Israel, em 7 de outubro.

    A última grande operadora de internet na região, a Paltel, sofreu danos nas suas rotas internacionais, de acordo com a NetBlocks, uma empresa de monitoração de interrupções de conexão.

    Muitos palestinos estão sofrendo uma perda total de acesso à internet e capacidade de se comunicar, de acordo com os dados, enquanto alguns podem ter um baixo nível de conexão.

    A Jawwal, outra empresa palestina de telecomunicações que fornece serviços móveis para a Faixa de Gaza, também divulgou um comunicado nesta sexta para dizer que “o intenso bombardeio resultou na destruição de todas as rotas internacionais restantes que conectam Gaza com o mundo exterior”, causando uma “interrupção total dos serviços de telecomunicações”.

    As ligações à internet deverão piorar à medida que as Forças de Defesa de Israel anunciam uma “expansão das operações terrestres”. Celulares com chips israelenses ou internacionais ainda relatam algum acesso à internet.